Nos dias de hoje, com tantas opções de rejunte disponíveis no mercado, é bem provável que o consumidor fique em dúvida sobre qual o material ideal para sua obra: epóxi ou acrílico? Para não correr o risco de adquirir o produto errado, que pode acabar interferindo na qualidade final da sua construção ou reforma, é preciso entender o que cada tipo de rejunte oferece e onde utilizar cada um deles.
Pensando nisso, a Ligamax®, marca do grupo Sika®, empresa especializada em produtos químicos para construção civil, preparou o material abaixo, com algumas dicas e informações que podem ajudar na escolha do rejunte mais adequado às características e necessidades de cada projeto. Confira:
Qual é a função do rejunte?
Em primeiro lugar, antes de escolher o rejunte ideal, é preciso entender qual a sua finalidade. Segundo explica Thiago Alves, coordenador TM Refurbishment da Sika: “O rejunte é um material cremoso, que deve ser aplicado depois que o piso ou revestimento for colocado, e que tem por função dar acabamento, vedar, proteger da umidade e evitar que as peças se soltem. Em suma, os rejuntes são utilizados para preencher as juntas, ou seja, aqueles pequenos espaços que ficam entre as peças de revestimentos assentados em paredes e pisos, como porcelanatos, cerâmicas e pastilhas. Essas juntas não só são responsáveis por absorver as tensões causadas pelas variações de temperatura, evitando rachaduras, como também ajudam na correção de eventuais variações entre as medidas das peças”.
Além disso, vale destacar que, embora sejam mais comuns na tonalidade branca, os rejuntes atualmente são comercializados em diversas cores, podendo tanto combinar com o visual geral da decoração quanto criar um ponto de atenção e destaque para o revestimento utilizado no ambiente.
Rejunte epóxi
Os rejuntes do tipo epóxi são ideais para áreas submersas como piscinas, e também ambientes que exijam limpeza constante, como banheiros e cozinhas. Além de servir de barreira contra água, essa variedade do material também é resistente a produtos químicos, como cloro e água sanitária.
De acordo com Thiago Alves, “por conter resina em sua composição, o rejunte epóxi tem uma elevada resistência química e mecânica. Além disso, é impermeável, não deixa que a sujeira grude, oferece uma textura ultra lisa, que facilita a manutenção diária, e ainda é resistente a fungos, algas e manchas de alimentos, bebidas e produtos de limpeza”.
Rejunte acrílico
O rejunte do tipo acrílico, por sua vez, consiste em uma argamassa de rejuntamento, desenvolvida com resina acrílica, cimento, areia, pigmentos para colorir, aditivos e polímeros. Por se tratar de um material mais liso, costuma ter um acabamento mais nobre. Além disso, é de fácil aplicação e limpeza, pode ser encontrado em diversas cores e utilizado em todos os tipos de piso frio: porcelanatos, cerâmicas e pedras.
Atualmente, existem dois tipos de rejunte acrílico disponíveis no mercado: monocomponentes e bicomponentes. Enquanto os primeiros já vêm prontos para usar, sem a necessidade de misturá-los em água ou qualquer outro aditivo, os segundos possuem um alto desempenho, justamente graças à sua aditivação superior.
Com textura fina e acabamento ultraliso, o rejunte acrílico bicomponente é também resistente a fungos e bactérias. Além disso, é possível aplicá-lo em cerâmicas, porcelanatos, mármores, granitos, pedras naturais e pastilhas de porcelana, podendo usado em pisos e paredes, tanto em ambientes internos quanto externos, com juntas de 1 a 5 mm.
No entanto, conforme alerta Thiago Alves, no caso de um material bicomponente, é preciso estar especialmente atento ao seu modo de preparo: “É importante que se misture todo o componente de pó e líquido de uma só vez, já que se trata de um produto de uso imediato. Além disso, não se deve adicionar água ou qualquer outro produto na mistura, como também é imprescindível que se respeite o tempo de cura descrito na embalagem. Isso porque o rejunte pode acabar secando demais e grudando nas bordas do revestimento, algo que dificulta a etapa de acabamento e limpeza da superfície”.
Imagem: Sika