A equipe Alpine de Fórmula 1 confirmou que o australiano Oscar Piastri, atualmente reserva do time, será o substituto do espanhol Fernando Alonso na temporada 2023 da F1 ao lado do francês Esteban Ocon.
Alonso assumirá a vaga do futuramente aposentado Sebastian Vettel, da Alemanha, na Aston Martin a partir do ano que vem, de modo que a vaga na Alpine agora vai para Piastri.
Piloto nega- Piastri, contudo, desmentiu o anúncio. “Não vou pilotar pela Alpine no próximo ano”, disse ele.
Rebatendo as afirmações, o time francês reiterou que confia legalmente na sua situação contratual com o jovem e que conta com ele para o próximo ano.
Entende-se que a manifestação do piloto se deve ao fato de que ele e seu empresário, o ex-F1 australiano Mark Webber, já acordaram um pré-contrato com a McLaren para 2023, em que Piastri substituiria o compatriota Daniel Ricciardo.
Além disso, sabe-se que o contrato de Piastri com a Alpine pressupõe 5000 km do australiano com F1s antigos da equipe, além da participação em treinos livres em 2022 e da garantia de um assento titular em 2023. A questão agora é a data de expiração do vínculo – alguns especulam que cessou em 31 de julho.
De todo modo, a questão entre Piastri e Alpine pode ser judicializada e decidida pelo Painel de Reconhecimentos Contratuais da F1. O órgão é composto por advogados independentes deve checar os documentos e determinar quem detém os direitos ‘sobre’ Piastri para 2023.
F1: Williams confirma Albon para próximas temporadas
Uma das mais tradicionais equipes da Fórmula 1, a Williams confirmou que manterá o anglo-tailandês Alexander Albon como seu piloto titular para as próximas temporadas da categoria máxima do automobilismo, anunciando um acordo plurianual com o competidor.
Estreante na equipe em 2022, Albon tem sido o principal piloto do time de Grove neste ano e soma três pontos no atual campeonato, enquanto seu companheiro canadense Nicholas Latifi ainda está zerado na tabela.
No caso de Albon, emprestado à Williams pela Red Bull, uma extensão contratual era considerada apenas uma formalidade. De todo modo, a equipe inglesa optou por exercer tal opção o mais cedo possível, de modo que o ex-Red Bull e AlphaTauri está confirmado para 2023.
Na AlphaTauri, Gasly já está confirmado para 2023 e o japonês Yuki Tsunoda deve ser mantido.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação