Termina nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, o prazo para realização das convenções partidárias. Os partidos, federações e coligações têm até essa data para escolher os candidatos que vão disputar as eleições de outubro deste ano. A convenção poderá ser presencial, virtual ou híbrida. Lembrando que o dia 15 de agosto é o último dia para registrar os pedidos de candidaturas na Justiça Eleitoral.
De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), é permitida a formação de coligações para a eleição majoritária (presidente, senador e governador), porém as coligações para a eleição proporcional (deputado federal e estadual) estão proibidas. O estado de São Paulo possui 70 vagas para a Câmara Federal e 94 para a Assembleia Legislativa.
Na segunda-feira (1º), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu os dois primeiros registros de candidaturas ao cargo de presidente da República realizados pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Comunista Brasileiro (PCB). Os dados são enviados via CANDex, sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas.
Nomeação de mesários
Terminou na quarta-feira (3) o prazo para a nomeação pela Justiça Eleitoral de mesárias e mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano. De acordo com o TSE, “aqueles que vão atuar nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes poderão ser nomeados até 26 de agosto, de acordo com o artigo 120 do Código Eleitoral”.
Levantamento do TSE aponta que o pleito deste ano deve contar com a participação de cerca de dois milhões de mesários, entre convocados e voluntários. Em Rio Claro são 1.805 mesários e 163 pessoas na equipe logística que vão trabalhar nas eleições.
Esse número está dividido entre as duas zonas eleitorais: 110ª e 288ª. São 957 mesários e 93 apoios na Zona 110, segundo informações do chefe do cartório Guilherme Taufic. Já na Zona 288, são 848 mesários e 70 pessoas na logística.
Por Redação DRC / Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE