No fim de semana foi confirmado o primeiro caso da Monkeypox (MPXV), conhecida como varíola dos macacos, em Piracicaba. A informação foi divulgada pelo governo do estado de São Paulo e confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O paciente é um homem de 38 anos, residente na cidade, sem histórico de viagem ao exterior. O paciente já foi notificado e tem o tratamento acompanhado pelo Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas). No momento, a cidade tem um caso suspeito para a doença em investigação.
A pasta reforça que o vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante lembrar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. “A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano.
O município de Rio Claro também confirmou o primeiro caso da doença na sexta-feira (29). O paciente é um jovem adulto, que está isolado e passa bem. Além do caso confirmado, a cidade tem um caso suspeito de Monkeypox. Trata-se de paciente adulto jovem, que passa bem e está isolado aguardando resultado do exame diagnóstico.