Uma data histórica, em 28 de julho de 1860 foi criada a Secretaria de Estados dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, por Dom Pedro II. Após diversas mudanças, em 1930, a pasta passou a chamar Ministério da Agricultura.
O dia do agricultor foi instituído em 28 de julho pelo presidente Juscelino Kubitschek, através do Decreto de Lei nº 48.630, na data de 27 de julho de 1960. O dia foi escolhido em homenagem ao centenário da fundação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II.
O agricultor tem uma importância relevante, que vai muito além de colocar o alimento na mesa. Ele é responsável por produzir matéria-prima para inúmeros insumos consumidos diariamente.
Todos os produtos de nosso dia a dia têm uma ligação direta com o agricultor, como por exemplo, suas roupas que precisam do algodão e os móveis que precisam da madeira.
O agricultor impulsiona a economia nacional, pois tem a responsabilidade de produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país, cultivando os produtos da terra, como frutas, hortaliças e vegetais.
O presidente Juscelino Kubitscheck assinou a lei que instituiu a data do Dia do Agricultor, pois já afirmava que os agricultores eram os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, já em meados do século XX. Na época o presidente disse em seu discurso que “o Brasil deve grande parte da sua prosperidade à economia agrícola”.
O agricultor é uma das profissões mais antigas da humanidade e, desde o período Neolítico, há mais de 10 mil anos, a agricultura tem mudado o mundo e cada vez mais valorizada nos dias atuais.
O avanço da agricultura com o passar dos séculos ocorreu devido ao desenvolvimento de técnicas criadas pelos agricultores. Entre as técnicas desenvolvidas através dos séculos que possibilitaram o avanço da agricultura, podemos citar a mecanização do campo, que é responsável pelo aumento na geração de alimentos e produtividade. Graças à mecanização, nosso país tornou-se o maior produtor mundial de café, soja, feijão, laranja, cacau e cana de açúcar.
No cenário atual, o agricultor é uma das profissões conscientes na preservação do meio ambiente, sendo que a grande maioria torna a terra produtiva e fértil, respeitando os recursos naturais, em destaque aqueles que trabalham com a agricultura orgânica, levando aos consumidores alimentos saudáveis e de qualidade, livres de aditivos químicos e agrotóxicos. Na agricultura natural as tecnologias utilizadas são alternativas, tirando o máximo proveito da ecologia e dos recursos naturais locais, respeitando a natureza.
Também os agricultores que produzem matéria-prima para fabricação de biodiesel têm como objetivo respeitar o meio ambiente, ou seja, reduzem as pegadas de carbono no planeta, produzindo fontes de combustíveis renováveis como na produção de mamona, cana-de-açúcar, girassol, soja e pinhão manso.
Para essa profissão não existe “muito cedo”, “muito tarde”, feriado e finais de semana, na busca incessante de construir um novo caminho para a agricultura. Nossa homenagem e parabéns a todos os agricultores.