Brasil e Colômbia fazem na noite deste sábado (30), a grande final da Copa América de futebol feminino. A partida acontece no estádio Alfonso Lopez, em Bucaramanga, a partir das 21 horas (horário de Brasília), na Colômbia.
O fato de enfrentar as anfitriãs na partida que vale o título não intimida as jogadoras brasileiras, treinadas por Pia Sundhage. A campanha da seleção feminina brasileira na Copa América, tem sido impecável até o momento, e o Brasil chega como grande favorito à decisão. Foram 5 vitórias em 5 jogos disputados. Na primeira fase da competição foram 4 goleadas, sobre Argentina, Uruguai, Venezuela e Peru. A seleção brasileira só encontrou alguma dificuldade na Copa América, na semifinal, contra as paraguaias quando venceu por 2×0.
A equipe do Brasil tem ainda o melhor ataque com 17 gols e a melhor defesa da competição, que ainda não foi vazada pelas adversárias. Sete vezes campeã, ao longo da história, a seleção brasileira busca o oitavo título da Copa América feminina.
Uma provável escalação do Brasil para hoje é a seguinte: Lorena, Antonia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Ary Borges, Angelina, Adriana e Kerolin; Bia Zaneratto e Debinha. Técnica: Pia Sundhage
A seleção colombiana deve ir à campo com: Catalina Pérez; Mónica Ramos, Daniela Arias, Jorelyn Carabali, Manuela Vanegas; Daniela Montoya e Lorena Bedoya; Leicy Santos, Catalina Usme e Linda Caicedo; Mayra Ramírez. Técnico: Nelson Abadía.
Para arbitrar a final Brasil e Colômbia, a Conmebol designou o trio argentino formado por María Laura Fortunato, como árbitro principal, que terá como assistentes: Mariana de Almeida e Daiana Milone. Como quarta árbitra atuará Zulma Quiñones, do Paraguai.
Qualquer que seja o resultado do jogo de hoje, Brasil e Colômbia, já estão classificados para a Copa do Mundo do próximo ano e para a Olimpíada de Paris 2024.
A seleção campeã da Copa América feminina receberá o prêmio de 1,5 milhão de dólares (7,1 milhão de reais) e a vice-campeã receberá 500 mil dólares.
O SBT e o canal Sportv estarão transmitindo ao vivo a final da Copa América Feminina, entre Brasil e Colômbia, neste sábado (30), a partir das 21 horas.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Conmebol/Divulgação