Felipe Giaffone fez a festa diante de 28 mil pessoas que lotaram as dependências do Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera (Uruguai), ao conquistar a Copa Mercosul após duas corridas eletrizantes que foram vencidas por Roberval Andrade e Renato Martins, nesta ordem.
Com o título, Giaffone assumiu a liderança do ranking da Grande Final, com dois pontos de vantagem para Cirino.
A festa no autódromo contou também com corridas do Mercedes-Benz Challenge, apresentações de dragsters americanos, que levantaram o público, Desafio dos Brutos entre Roberval e Djalma Fogaça (com Roberval levando a melhor) e o Desfile dos Pilotos.
Na pista, Giaffone correu com um olho em Cirino e Roberval e outro na tabela de pontuação. Tanto que, ao ver que teria desgaste na briga pela liderança com Roberval Andrade, deixou o rival passar e ficou apenas monitorando tanto ele quanto Cirino, que largou muito mal e chegou à corrida 1 apenas em quarto lugar, permitindo a Felipe colocar uma mão e meia na taça antes mesmo da segunda largada.
Já a corrida complementar ficou por conta dos coadjuvantes da decisão: Djalma Fogaça, Renato Martins e Régis Boéssio, que não tinham chance de título, aproveitaram ao máximo a chance que tiveram de largar na frente por conta do grid invertido (onde os oito primeiros da prova 1 trocam de posições) e proporcionaram aos uruguaios a melhor corrida do fim de semana.
Djalma – que foi confirmado em cima da hora – segurou Renato como pôde até se cansar e errar em uma das curvas, permitindo a passagem dos rivais. De olho na chance, Martins, que é um dos grandes nomes da história das corridas de caminhões no Brasil, aproveitou o máximo possível a possibilidade de vencer pela primeira vez na Copa Truck. Em segundo, Boessio também obteve seu melhor resultado na categoria, enquanto Roberval, Felipe e Fogaça completaram o pódio.
A próxima etapa da temporada 2018 acontece dia 28 de outubro, em Curvelo (MG), que decide a Copa Sudeste e define os últimos três nomes para a Grande Final, marcada para 2 de dezembro, em Curitiba.
No ranking para a Grande Final que acontece em dezembro, em Curitiba, temos:
Felipe Giaffone, 24 pontos
Wellington Cirino, 22
André Marques, 16
Roberval Andrade, 18
Giuliano Losacco, 10
Por E. Cortez