A Câmara Municipal realizou sessão solene na noite da última quinta-feira (21) para a entrega da Medalha Nometala Jorge – Bombeiro do Ano por meio do Decreto Legislativo 653/2022 aprovado por unanimidade pelos vereadores.
Neste ano, os bombeiros homenageados foram: subtenente PM Carlos Alessandro Barthmann, 2º sargento PM Claudemir Bucioli e Cabo PM Wellington Hildebrand Hoch. A solenidade foi coordenada pelo presidente da Câmara, José Pereira dos Santos. A mesa principal também contou com os vereadores Serginho Carnevale (União Brasil), Geraldo Voluntário (MDB) e Julinho Lopes (Progressistas). O prefeito Gustavo Perissinotto foi representado pelo secretário municipal de Habitação, Agnelo Matos. Comandante do 16º Grupamento de Bombeiros, o major Kléber Moura de Oliveira também esteve presente.
Os homenageados trabalharam na explosão, de grandes proporções, ocorrida em 30 de junho do ano passado em um posto de combustíveis localizado às margens da Rodovia Washington Luiz, na altura do quilômetro 174. Ao todo, 17 pessoas foram socorridas. Uma, faleceu. As chamas danificaram 11 veículos. A ação rápida dos bombeiros foi fundamental para que a tragédia não fosse ainda maior.
“A Câmara Municipal se sente honrada com a presença de vocês. A entrega da Medalha Nometala Jorge representa o agradecimento da sociedade por tudo o que produzem diariamente em prol da nossa segurança”, disse o presidente José Pereira no Plenário.
O major Kléber Moura, que comandou o Corpo de Bombeiros de Rio Claro por muitos anos, também falou sobre a medalha que leva o nome de Nometala Jorge. “Foi o comerciante que teve atuação decisiva para a instalação do Corpo de Bombeiros em Rio Claro. Ele ascendeu, em 1981, uma vela de sete dias no centro da cidade que não seria apagada até que o sonho se tornasse realidade”, pontuou.
Serginho Carnevale assinalou que homenagear os bombeiros é um dever de toda a sociedade pelos seus atos de heroísmo e bravura que marcam a história da cidade em seus momentos de aflição. “Destaco aqui também a iniciativa do Nometala Jorge que marcou a luta pela implantação do Corpo de Bombeiros em nossa cidade por meio de uma vela acesa que simbolizava a chama da esperança”, frisou.
Geraldo Voluntário parabenizou os bombeiros homenageados e suas famílias. “Toda vez que o bombeiro sai de casa para o trabalho, seus familiares oram pelo retorno em segurança”, afirmou.
Foto: Divulgação