Guarda Civil prende indivíduo por descumprimento de Medida Protetiva em Ajapi
A Guarda Civil se deslocou até o Distrito de Ajapi, onde compareceu na Rua 07, no bairro Terras de Ajapi, para prestar atendimento à solicitação de uma vítima que possui medida protetiva contra seu ex companheiro. A vítima relatou aos Guardas que o acusado fica rodeando a sua residência, passando de carro em frente e chega ir a pé até seu portão, não respeitando o distanciamento como prevê a medida protetiva. Os Guardas ouviram também a genitora da vítima que mora junto na residência e relatou que chegou a ser agredida pelo ex companheiro da filha. Os GCMs fizeram um patrulhamento no intuito de localizar o indivíduo, e acabaram localizando o veículo do mesmo nas imediações da residência da vítima. Logo em seguida, o ex companheiro da vítima compareceu no local onde estava seu veículo e foi indagado pelos Guardas quando ao descumprimento da medida protetiva, o qual informou que ficou apenas nas proximidades. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde foram ouvidos pela autoridade, a qual determinou a prisão do ex companheiro da vítima encaminhando-o ao setor carcerário.
GOLPE: alerta sobre falsas campanhas em Limeira
O Ceprosom informa que não realiza abordagem nas casas para arrecadação de roupas, dinheiro ou alimentos. Munícipes têm relatado que foram abordados por pessoas que disseram arrecadar itens para uma campanha. A autarquia repudia tal atitude e alerta que isso é um golpe. Todas as campanhas organizadas pelo Ceprosom ou pelo Fundo Social são feitas em pontos oficiais cadastrados e divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Limeira.
Em caso de dúvida, a população deve entrar em contato pelo telefone 3404-6200. Quem precisar de atendimento social pode procurar um dos centros comunitários ou Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
Guardas-civis salvam vida de menina de 2 anos em Piracicaba
Guardas-civis salvaram, na Inspetoria Regional 5, no bairro Noiva da Colina em Piracicaba, a vida da menina Ágatha, de dois anos, que se afogou com o próprio vômito durante uma convulsão. O GC Sarapu, que estava na base, aplicou a manobra de Heimlich, que fez a criança voltar a respirar. Na sequência, a viatura acionada por Sarapu, com os GCs Gaspar e Franzin, levou a criança e a mãe para a Unidade de Pronto Atendimento Piracicamirim, realizando manobras necessárias para salvar a criança. Ágatha foi atendida, medicada e liberada para ir para a casa. Sabrina Larissa Carmo Baptista, mãe de Ágatha, disse que os GCs foram anjos. “Ele (GC Sarapu) ressuscitou minha filha, ele foi um anjo na minha vida. Ele fez todo o procedimento certinho e, graças a Deus, ela está comigo aqui hoje. Também preciso agradecer os outros dois guardas, que tiveram muita paciência comigo, foram muito atenciosos, já que eu estava muito nervosa. Os três foram anjos na vida da minha filha, eles salvaram a vida dela”, disse.
Para Sarapu, salvar vidas é uma das atribuições da GC. “A gente não trabalha só em uma viatura, em uma base, salvamos vidas também. Na Guarda, desde quando eu entrei, há 39 anos, nós somos habilitados aos primeiros socorros. Nós nos dedicamos à causa da vida, mesmo que a nossa esteja em risco. Quem salva vidas é Deus, mas que bom que ele me usou como instrumento para realizar este salvamento”, agradeceu.
Lançada Cartilha sobre Violência Política contra as Mulheres
O MPSP lançou, nessa quarta-feira (20), a Cartilha sobre Violência Política e Violência Política contra as Mulheres. Elaborada em parceria com a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, o Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), A Tenda Candidatas, o Instituto Vamos Juntas, o Instituto Virada Feminina, a Associação de Mulheres Progressistas (AMP), a União Brasileira de Mulheres (UBM), a publicação tem como objetivo trazer informações e elementos necessários à população que permitam identificar e denunciar os crimes de violência política e o crime de violência política contra a mulher, que ganharam corpo no ordenamento jurídico recentemente, em 2021.
Foto: Divulgação