Criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki, o Gateball, foi originalmente concebido para crianças, como forma de entretê-las, tendo em vista os abalos psicológicos sofridos, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.
Mas, com o tempo, o esporte se demonstrou ideal também para os idosos, porque não exige muito esforço físico para praticá-lo. Estima-se que, atualmente, o Gateball é praticado por cerca de 8 milhões de pessoas, sendo em sua maioria, japoneses ou descendentes.
Em Rio Claro, a Associação Nipo-Brasileira, entidade representativa da cultura japonesa, pratica a modalidade desde meados dos anos 1980, inicialmente, em um campo localizado no bairro Bela Vista, conforme explica a dirigente da entidade, a Sra. Cristina Chiemi Tanaka.
Contudo, a partir de 1995, a equipe de Gateball de Rio Claro recebeu da municipalidade a concessão de uso para praticar o esporte em 3 campos localizados no Parque Lago Azul.
Devido à pandemia, nos últimos dois anos, as atividades ficaram temporariamente suspensas, retornando em novembro do ano passado. Mas, para a surpresa dos praticantes do Gateball, em Rio Claro, apenas um campo estava em condições de ser utilizado, porque os outros dois, haviam sido destinados, para outras finalidades.
Mesmo assim, demonstrando amor ao esporte e comprometimento à causa de contribuir para proporcionar qualidade de vida à população idosa do município de Rio Claro, a equipe de praticantes de Gateball da Associação Nipo-Brasileira tem mantido as atividades, ainda que prejudicadas, realizando os treinamentos, que acontecem aos sábados, no horário das 13h30 até às 17h30. Há um grupo que também se desloca para a cidade de Limeira, às quintas-feiras, às 13h30 e retornando às 17h30.
Chiemi Tanaka informa que, qualquer pessoa pode participar da equipe de Gateball de Rio Claro, atualmente, um tanto desfalcada, devido ao passamento de muitos idosos praticantes da modalidade, nos últimos tempos. “Todos são bem vindos, ela destaca, e basta nos procurar nos dias e horários mencionados ou manter contato pelo fone 19-99210-8479 (whatsapp) ou ainda 19-98400-3228 com o Sr. Renato, para mais informações”.
Saiba mais sobre o Gateball:
O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.
Vocabulário do Gateball:
Agari – conclusão da participação de uma bola na partida
Dasha – batedor
Fukushin – árbitro auxiliar
Hansoku – falta, infração
Jikyû – bola própria
Kantoku – técnico
Kiroku Hyô – folha de registro
Kirokuin – anotador
Shushin – árbitro principal
Shushô – capitão
Taiki area – área de espera
Takyû – bola de outros jogadores
Tsûka – passagem da bola pelo gate
(Fonte: Wikipédia)
Colaboração: Geraldo Costa Junior / Fotos: Hércules Marcos