Os estudantes do curso de medicina do Claretiano Centro Universitário poderão fazer estágio nas unidades da rede pública de saúde de Rio Claro. O assunto será discutido pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (18) quando será votado em primeira discussão o Projeto de Lei 076/2022, que autoriza a realização de convênio entre a Fundação Municipal de Saúde e o Claretiano para essa finalidade. A parceria seria firmada através da Ação Educacional Claretiana, mantenedora da faculdade.
O projeto prevê a criação do Programa de Preceptoria possibilitando que os estudantes possam praticar as habilidades médicas aprendidas em sala de aula, bem como a contratação de preceptores para orientação dos estagiários. De acordo com a proposta, além de promover aprendizagem e prática dos estudantes, o programa visa “ampliar o contingente de profissionais” nas unidades de saúde e “melhorar a resolutividade da atenção à saúde da população”.
Segundo o projeto, os preceptores que vão orientar os estagiários vão receber uma bolsa que será paga pelo Claretiano, sem ônus ao município. O valor da bolsa varia de R$ 1 mil a R$ 6,4 mil por mês, conforme a carga horária de trabalho que pode ser de seis, doze, vinte ou até quarenta horas por semana. Os profissionais da Fundação de Saúde poderão se inscrever em processo seletivo da instituição de ensino para o cargo de preceptor.
A proposta estabelece ainda que “as atividades de estágio, internato e residência médica não poderão, em hipótese alguma, prejudicar a produtividade dos servidores e tampouco criar embaraços, dificuldades ou perda de qualidade no atendimento aos usuários do SUS”.
Além de projeto, os vereadores discutem outros sete projetos na sessão ordinária desta segunda (18). Um deles institui no município o Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC), a ser comemorado no dia 9 de julho. Ainda sobre o CAC, outra proposta em votação reconhece o risco da atividade e ameaça à integridade física dos profissionais envolvidos.
Por Redação DRC / Foto: Agência Brasil