Eleitorado jovem com voto facultativo registra crescimento de 51,13%
No Brasil, o voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas acima dos 70 anos e para os analfabetos. Nas eleições deste ano, 2.116.781 milhões de jovens anos poderão votar. Em 2018, essa faixa etária alcançou 1.400.617. Esse número corresponde aos eleitores com 16 e 17 anos que terão essa idade no dia 2 de outubro, data do primeiro turno do pleito.
Em relação a 2018 houve um crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado, fruto principalmente das ações promovidas pela Justiça Eleitoral durante a Semana do Jovem Eleitor. Somente nos quatro primeiros meses de 2022 o Brasil ganhou mais de dois milhões de novos eleitores jovens.
Por outro lado, o eleitorado acima de 70 anos também cresceu. O salto foi de 23,82%, indo de 12.028.608 milhões em 2018 para 14.893.281 milhões de idosos em 2022. Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado apto a votar no dia 2 de outubro.
O eleitorado brasileiro (156.454.011 eleitoras e eleitores) está distribuído em 5.570 cidades, além de 181 cidades no exterior. O estado de São Paulo continua a ser o maior colégio eleitoral brasileiro, com 22,16% de todos os eleitores. Isso significa que, a cada cinco votantes no país, um reside em São Paulo.
Serginho Carnevale busca recursos para conter alagamentos na Vila Alemã
“É no período da seca que os gestores públicos precisam buscar alternativas para resolver os problemas que o município enfrenta nas épocas de chuva”. A frase é do vereador Serginho Carnevale (União Brasil) que, por meio do deputado estadual Aldo Demarchi, garantiu duas emendas que somadas totalizam R$ 300 mil para Rio Claro.
O recurso, destinado pelo governo estadual, cita Serginho Carnevale, vai ser destinado à obra de melhoria na drenagem na área compreendida entre as ruas 6-A e 10-A e as avenidas 24-A e 28-A, na Vila Alemã. “O problema neste local é grave, causa transtornos com qualquer intensidade de chuva registrada na cidade. Nem precisa ser muito forte e as ruas e avenidas ficam alagadas”, disse o vereador. “O investimento se faz necessário porque se trata de um local com número considerável de imóveis residenciais e comerciais”, acrescentou.
Após receber sinal verde do deputado Aldo Demarchi, responsável pela tramitação das emendas em São Paulo, Serginho Carnevale esteve na Secretaria Municipal de Governo, onde confirmou que o recurso vai estar à disposição da prefeitura.
Vereador solicita agilidade na implantação de rede da água na quadra M do Bonsucesso
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve com o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), Sérgio Ferreira solicitando agilidade na implantação da rede de abastecimento de água na Rua 12, da Quadra M do bairro Jardim Bonsucesso.
O material foi custeado pela Secretaria Municipal de Habitação e a mão de obra para a instalação será realizada pelo Daae. “Desta forma, cada residência terá o seu hidrômetro e fatura individual. Estas medidas fazem parte dos trabalhos desenvolvidos para a regularização fundiária dos 22 imóveis existentes no projeto intitulado de Quadra M’, observa Julinho Lopes, que representa o pré-candidato a deputado federal Mauricio Neves, o deputado estadual Delegado Olim e o deputado federal Guilherme Mussi.
Já foi realizado o mapeamento das residências para a regularização dos imóveis através do programa “Cidade Legal” do governo estadual.
Foto: Divulgação