As imagens feitas por Daniel José Violin foram disponibilizadas na página da Feena na rede social e mostram uma onça-parda (puma concolor) com dois filhotes em área da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade. O registro foi feito na noite de 24 de junho, por volta das 22h18, com o auxílio de câmeras trap, acionadas quando ocorre o movimento do animal na frente, conforme destacou a gestão da floresta. As imagens foram disponibilizadas nesta semana.
Outros registros já foram registrados na Feena. Em um dels também feito por Daniel José Violin uma onça-parda é flagrada com um filhote.
Em 30 de maio imagens registradas por câmeras da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e divulgadas nas páginas da Feena mostram a onça parda em uma das trilhas do local. “Essa onça-parda (suçuarana) está marcando seu território”, destacou a publicação.
Em 14 de março deste ano uma onça-parda também foi flagrada, desta vez em uma rua perto da Floresta Estadual Edmundo navarro de Andrade. Um vídeo também foi feito e publicado nas redes sociais. Na data, a Polícia Militar Ambiental confirmou que o animal vem aparecendo com frequência na região. “Tal fenômeno vem ocorrendo com certa frequência em vários municípios e um dos motivos pode ser a invasão do homem ao habitat natural do animal, por meio da expansão da malha viária e a supressão de matas nativas, forçando os animais a buscarem alimento nas cidades”, comunicou em nota. A PMA destaca que cuidados também dever ser tomados para evitar atropelamentos em estradas e rodovias próximas às matas onde possa haver incidência desses animais. Salienta ainda que a captura ou abate pode configurar infração administrativa e crime ambiental.
Um outro registro, mais recente, que também pode ser conferido nas páginas da Feena, uma Tamanduá-Mirim e seu filhote sendo carregado nas costas. As imagens foram feitas por Gabriela Duckur Cristofoleti que teve o privilégio de ver a cena dos animais.
Redação DRC / Foto: Reprodução