Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Participe da Edição Extra do Diário do Rio Claro nesta segunda-feira
Você, leitor, que presenciar alguma irregularidade no processo eleitoral neste domingo (7), entre em contato pelo WhatsApp do Diário do Rio Claro no número (19) 98891-2309. Nesta segunda-feira (8), circula para os leitores uma Edição Extra Especial de Eleição. Os repórteres do Centenário vão acompanhar todos os passos do momento mais importante da democracia brasileira. Envie fotos, vídeos e informações que serão publicadas no site j1diario.com.br, nas redes sociais e serão utilizados na edição impressa do Número 1. Acompanhe tudo que aconteceu e participe ativamente da festa democrática, que são as Eleições 2018.
Reforço
Refugiado venezuelano, Antony Vasques, reforçou a preocupação em relação às eleições deste domingo (7). Ele ratifica que “é preciso a sociedade se mobilizar neste momento e ‘não’ votar em partidos que representam o mesmo que Nicolas Maduro na Venezuela”. O jovem foi entrevistado do Centenário na edição de sábado (6) e relatou o terror de viver na ditadura militar do presidente Maduro, na Venezuela. Na edição de ontem, faltou a palavra ‘não’.
Argentina
A eleição no Brasil, principal sócio comercial da Argentina, é acompanhada com atenção e preocupação no país vizinho. O governo de Mauricio Macri aguarda a posse do presidente brasileiro para finalizar as negociações de integração entre o Mercosul (Mercado Comum do Sul, integrado também pelo Uruguai e Paraguai) com a União Europeia (UE). A Argentina precisa aumentar suas exportações para reduzir o déficit fiscal a zero no próximo ano. Foi a promessa feita ao Fundo Monetário Internacional (FMI), em troca de uma linha de crédito de US$ 57 bilhões para frear a disparada do dólar e da inflação, que até dezembro deve superar os 40%.
EUA
A imprensa dos Estados Unidos dedicou o sábado (6) à análise do momento político brasileiro na véspera da eleição presidencial. As edições dos principais jornais impressos e sites e veículos online destacam a tendência de crescimento da candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), segundo as pesquisas de intenção de voto e o comparam ao presidente norte-americano, Donald Trump. O jornal The New York Times estampou manchete que diz: “Candidato da extrema direita, Jair Bolsonaro amplia liderança na corrida presidencial do Brasil”. Na reportagem, o jornal informa que, como “última tentativa”, os 13 candidatos presidenciais fizeram campanha pelo país em debates e comícios.