A Polícia Civil de Araras indiciou ontem, dia 5, quatro homens e cinco mulheres suspeitos de aplicar golpes contra instituições financeiras através de crimes cibernéticos. Os prejuízos já chegariam a R$ 1,5 milhão. Eles vão responder em liberdade às acusações. Policiais do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São Paulo e de Piracicaba estiveram em Araras dando apoio às ações.
Intitulada “Operação Selfie”, a ação é fruto de uma investigação que já durava três meses e continua sendo realizada. No decorrer das apurações, os agentes, que foram provocados por uma denúncia, teriam constatado lavagem de dinheiro e ocultação de ativos ilícitos.
Os suspeitos usavam dados de empresas verdadeiras para obter recursos em instituições financeiras, alterando o domicílio bancário na sequência, e redistribuindo o dinheiro em várias outras contas de pessoas físicas.
A operação envolveu cumprimento de mandados de busca e apreensão em Araras, Americana e Guarujá, no litoral Paulista. Foram apreendidos na ação oito smartphones, cartões bancários e um carro.
Foto: Polícia Civil de Araras