Embora o Brasil não tenha pavimentação em bom estado sempre, muitas rotas continuam boas e convidativas para quem gosta de viajar de carro. Além de lindos cenários, no trajeto você pode descobrir praias exuberantes, cachoeiras, vilarejos, cidades e por aí vai… Para os aventureiros de plantão, é essencial traçar uma rota pelos destinos para não perder a chance de conhecer bem os lugares e se organizar melhor na sua viagem. Por isso, o site Carro Aluguel listou algumas rotas.
1 – Cataratas do Iguaçu (PR) – 2 dias
Um dos principais pontos turísticos do país, as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, possui um aglomerado de cachoeiras formado por mais de 270 quedas. Outra opção é visitar o Parque das Aves ou a Usina de Itaipu, ou ainda, explorar as ruas da Ciudad del Este, apenas alguns km de Foz. A distância até Curitiba é de 637 km via BR-277.
2 – Curitiba (PR) – 2 a 3 dias
Curitiba é considerada a capital ecológica do Brasil, pelo seu planejamento urbano e quantidade de parques e praças. No passeio pela cidade, é possível visitar o renomado museu Oscar Niemeyer, a Ópera de Arane, Bosque do Papa, Pedreira Paulo Leminski. Também é interessante fazer o passeio de trem pela Litorina, em direção ao litoral, pela Estrada da Graciosa, passando pela Serra do Mar. Distãncia até Florianópolis é de 302 km, via BR 101.
3 – Florianópolis (SC) – 2 a 3 dias
Em Florianópolis encontramos algumas das praias mais incríveis do país, entre as mais calma e outras mais agitadas. Mais de 20 praias são encontradas na costa leste, muitas delas preferidas pelos viajantes. A Barra da Lagoa é uma das melhores para quem quer relaxar, e para quem quer se aventurtar ou praticar esportes, as preferidas são as praias da Joaquina e a Praia Mole. O ideal é ficar dois dias em Floripa, para curtir também a praia de Jurerê, que possui beach clubs de alto nível e música variada. A distância até Serra do Rio Rastro é, aproximadamente, 201 km, via BR 101.
4 – Serra do Rio do Rastro (SC) – 1 a 2 dias
A serra do Rio do Rastro é conhecida pelos visuais que mesclam as curvas sinuosas, considerada uma das estradas mais bonita do Brasil, pelo intenso verde nos entornos. O trecho mais famoso está entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, onde há um mirante. No roteiro, o melhor é sair de Florianópolis para o sul pela BR 101, passando pelo litoral catarinense, depois pega-se a SC-390 em direção a São Joaquim. A distância de Serra do Rio do Rastro até São Joaquim é 55 km, via SC-390.
5 – São Joaquim e Urubici (SC) – 2 a 3 dias
No Inverno, são registradas temperaturas que estão entre as mais baixas do país, onde frequentemente ocorre neve. Possui acomodações rústicas e aconchegantes e o passeio pelas praças silenciosas e lojas de vinho, onde é possível provar a bebida local, se torna um atrativo a mais, A 61 km de São Joaquim, está a cidade de Urubici, um dos destinos incríveis e pouco conhecido no Brasil. Lá encontra-se a Pedra Furada e a Cascada do Avental, que vale muito a pena visitar. Distância de São Joaquim até Gramada é 237 km, via RS-020.
6 – Gramado e Canela – 2 a 3 dias
As cidades de Gramado e Canela (distantes apenas 8 km) são as mais conhecidas e cheias de atrativos. Gramado é um enorme polo do turismo nacional, com atrações temáticas e um parque de neve indoor. Já Canela, desperta o interesse nos viajantes pelas atrações da natureza, como o Alpen Park e o Parque e Cascata do Caracol. O ideal é ficar pelo menos dois dias, pelo grande número de atrações e gastronomia, outro diferencial do local. A distância de Gramado até Porto Alegre é 103km, via BR-116.
7 – Porto Alegre – 2 a 3 dias
Na capital Gaúcha, são indicados passeios urbanos e experimentar a gastronomia em bares, café e restaurantes. São muitos parques na cidade, como o Farropilha (redenção), o Moinho de Vento e o Marinha do Brasil. Se quiser saber um pouco mais do turismo, a sugestão é pegar o ônibus turístico de dois andares. Passear a pé pelo Centro Histórioco, assistir ao pôr do sol na orla do Rio Guaíba, são outras atrações interessantes que Porto Alegre oferece aos seus visitantes.