No período de 2 a 6 de setembro de 2019, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista – UNESP de Rio Claro, em nível de mestrado e doutorado em Geografia, estiveram apresentando seus trabalhos de pesquisa em um dos principais congressos de Geografia do país, o ENANPEGE, que ocorreu no campus da USP, em São Paulo.
O tema abordado nesse evento nacional foi “A Geografia Brasileira na Ciência Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento”, tendo como objetivo principal, segundo a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE, problematizar o processo atual de internacionalização da ciência e, em particular, de internacionalização da Geografia que se universaliza como conhecimento e se reproduz em escala planetária como um conjunto de saberes, métodos, práticas sociais, apropriações políticas, normatizações.
O encontro reuniu geógrafos do Brasil e de outros países de diferentes níveis de formação, contemplando uma heterogeneidade de aspirações e visões, que caracterizam as linguagens geográficas. E ainda propiciou um compartilhamento de ideias entre os pesquisadores de diversas áreas de atuação, reunindo semelhanças e diferenças em seus ambientes de pesquisa.
Os trabalhos apresentados no encontro revelaram o grau de conhecimento adquirido, mas também experiências que contribuem para inovação dos trabalhos de pesquisa geográfica, fortalecendo a universalização do conhecimento, permitindo olhares distintos aos problemas vivenciados em diferentes sociedades, culturas e escalas geográficas.
Segundo a comissão organizadora, o evento contribuiu para deslindar as noções que se constroem de universal, ao questionar o modo como é tratada a seleção por temas, problemas, soluções e projetos que estão, muitas vezes, subsumidos a certa colonização do pensamento, à absorção de teorias e métodos de maneira acrítica ou à subordinação pura e simples às regras de fomento, publicização, formação intelectual e profissional a que vimos aderindo ao longo do tempo.
A reflexão conjunta entre pesquisadores neste encontro permitiu, a partir de uma rede de relações, afirmar a importância que os geógrafos possuem na produção do conhecimento que passa pelo fortalecimento de intelectuais coletivos ao longo de todos esses anos de pesquisa.
O evento realizado em São Paulo trouxe, coletivamente, espaços de encontros e debates, permitindo uma maior divulgação dos projetos acadêmicos e de pesquisa, bem como analisar trabalhos, propondo reflexões dentro do campo científico e geográfico.
Portanto, a participação dos 35 pesquisadores da UNESP de Rio Claro nesse importante encontro revela empenho na produção geográfica dos discentes desta universidade, que participaram das apresentações de artigos completos e dos debates, divulgando as temáticas, técnicas, métodos e metodologias de pesquisa e estreitando relações com geógrafos de várias regiões do país e do mundo, propiciando o crescimento do conhecimento científico geográfico.
Por Eder Varussa