Você sabe o que é comemorado no dia 31 de outubro? O Dia do Saci! Você achou que eu fosse falar do Halloween, né?! Acontece que essa tradição do Dia das Bruxas, não é brasileira e muito menos estadunidense. A tradição tem origem na cultura celta, na Irlanda, onde o Halloween era chamado de Samhain, que se traduz literalmente como final do verão.
A prática de acender fogueiras para afastar os maus espíritos durante o Halloween, na tradição celta, estava relacionada com o início de um inverno úmido e escuro, que geralmente trazia consigo uma série de doenças. Os celtas usavam máscaras assustadoras quando saíam de casa à noite para não serem reconhecidos pelos espíritos malignos.
O feriado chegou à América com a onda de imigrantes irlandeses durante a fome da batata na década de 1840. E foram os EUA que assimilaram a festa e com a indústria cultural espalhou o evento mundo afora. Ao longo dos anos, os antigos rituais foram substituídos por versões contemporâneas dos mesmos, como o costume de “travessuras ou gostosuras” praticado pelas crianças.
Com a globalização da festa, o evento que é marcado pela decoração e fantasias sombrias, foi um sucesso por aqui também. Mas para que a data remetesse à cultura brasileira, em 2003, um projeto de lei que estabelecia o dia do Saci Pererê, foi apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado Aldo Rebelo.
O PL acabou sendo arquivado, mas a vontade de ressignificar o dia era tão grande que em alguns estados e municípios, o dia 31 de outubro virou o Dia do Saci. Até que em 2013 por meio da Comissão de Educação e Cultura, foi elaborado outro projeto de lei federal, que institui o 31 de outubro como o Dia do Saci.
Trata-se de um dia para homenagear a essa figura folclórica e importante na cultura brasileira. Conhecido por suas travessuras e histórias que fazem parte do imaginário popular e personagem de séries como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
O Dia do Saci foi criado em contraposição à tradicional festa norte-americana. A ideia é incentivar as crianças a celebrarem o folclore nacional. O Saci-pererê é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro e possui influências indígena e africana.
De acordo com o professor Fernando Pereira, a importância de criar essa data é principalmente para que as escolas adotem esse dia que valoriza a cultura do folclore brasileiro que tem base na miscigenação de muitos povos. Segundo ele, é preciso uma valorização maior da cultura local, sobretudo do folclore brasileiro.
Então, que tal aproveitar a data para saber mais sobre esse ser mítico, de uma perna só, que usa um gorro vermelho, que habita as florestas e é muito famoso pelas suas travessuras? Vale até relembrar outras lendas como a do Curupira, Boto Cor de Rosa, da Iara…
Por Agência Brasil