Em 30 de maio comemora-se no Brasil o Dia do Geólogo. É um reconhecimento a todos os profissionais que trabalham nas várias áreas da GEOLOGIA, entre elas a pesquisa mineral e mineração, petrologia, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha, geologia ambiental e de planejamento, paleontologia, geoturismo, entre tantas outras.
O Dia do Geólogo é celebrado em 30 de maio no Brasil em referência à aprovação da Lei 4.076, de 30 de maio de 1962, que regulamenta a profissão do GEÓLOGO, com exercício fiscalizado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
A origem da Terra, sua composição, estrutura e evolução natural desde seu início até os dias de hoje constituem o cerne da atuação do Geólogo. É um profissional capaz de ler a história de nosso planeta escrita pela natureza nas rochas, minerais e fósseis. Neste sentido, o Geólogo desempenha papel de “tradutor” desta escrita para todo o restante da sociedade humana.
Ao desvendar segredos da natureza, o Geólogo amplia fronteiras, busca e viabiliza o aproveitamento dos recursos naturais minerais e energéticos em prol da humanidade, com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
Na superfície, no solo e no subsolo, o nosso planeta, para ser compreendido e sustentavelmente explorado, depende deste profissional. Na sua essência, praticamente todos os empreendimentos humanos, desde os primórdios até hoje, dependem da atuação de um Geólogo.
A Unesp, no Câmpus de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, oferece o curso de graduação em Geologia desde 1970. Anualmente são oferecidas 35 vagas. O curso tem duração de 5 anos em período integral e vem sendo sempre muito bem avaliado nas diversas classificações existentes no Brasil.
Particularmente, neste ano de 2019, o curso de Geologia da Unesp tem muito a comemorar. Afinal, está completando 50 anos de existência (instalado em 1969).
Este Jubileu de Ouro será marcado por um evento que acontecerá no dia 31/05, durante todo o dia nas dependências do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, com a presença de dois dos professores fundadores do curso, de alguns de seus primeiros docentes e muitos ex-alunos.
O curso de Geologia da Unesp é um dos melhores do Brasil, com reconhecimento nacional e internacional, e já formou mais de 1.100 geólogos, muitos mestres e doutores em Geociências, contribuindo para a qualidade de vida de todos nós.
Em homenagem a todos os geólogos, reproduzimos o que escreveu Monteiro Lobato na sua obra O poço do Visconde… “O sorriso que tenho nos lábios é um sorriso geológico: o sorriso de quem sabe, olha, vê e compreende”.
Para saber mais: http://igce.rc.unesp.br/index.php#!/instituicao/diretoria-tecnica-academica/graduacao/cursos/geologia/.
Por José Alexandre Perimotto