Milhares de devotos, entre eles motoristas e familiares, já receberam a bênção durante mais uma carreata realizada em Rio Claro. Hoje, a data que celebra o Dia de São Cristóvão é mais um dia para agradecer e pedir proteção ao santo que é padroeiro dos motoristas.
25 de julho também é o dia do motorista e eles, que percorrem milhares de quilômetros pelo país levando o desenvolvimento, são lembrados. A estrada é praticamente a casa desses profissionais, os caminhoneiros. Entre eles está o motorista Tadeu Moraes. “Eu estou há 20 anos na profissão. Aprendi dirigir caminhão com um amigo, gostei e não saí mais. Representa liberdade para trabalhar, um dia em cada lugar. Conhecemos várias pessoas de diversos estados. É uma sensação de livre escolha, de fazer o que gosta do jeito que quer”, relatou.
Sobre a profissão e as condições de trabalho após a greve do ano passado, ele avalia. “Alguns fatores melhoraram, a luta nossa era em relação ao combustível e a tabela de frete, tivemos um avanço, se aumenta o combustível, aumenta o valor do frete, antes ficava parado. O valor do frete ficou mais de anos sem aumento e agora teve essa mudança. Mas tem muita coisa para melhorar ainda, muitas empresas não respeitam, precisa fiscalização para todas se adequarem”, avaliou.
CARREATA
Neste ano, o evento para celebrar o santo e abençoar os devotos teve um diferencial, começou por volta das 10 horas de sábado (20) com atividades sociais para a população, como aferição de pressão e brincadeiras. Tudo com apoio do Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Rio Claro (Sintrarc). Às 16 horas, ocorreu a concentração para a carreata, com apoio da Guarda Civil e Polícia Militar.
O percurso teve início no aeroclube, descendo todo o trajeto da Rua 14 até a Avenida Visconde do Rio Claro, com a bênção realizada próximo ao Lago Azul, entre às 18h15 e 20h30. Neste ano, foram aproximadamente 1.200 veículos entre carros, caminhões, vans e motos. “Foram mais de duas horas de bênçãos e utilizados aproximadamente 17 litros de água benta para abençoar os veículos.
Acima de tudo, São Cristóvão é aquele que vem para dar uma consciência maior para os que transitam nas nossas cidades e rodovias, seja tanto por aqueles que conduzem, como aqueles que são conduzidos para o trabalho, para o lazer, no seu dia a dia. São Cristóvão é aquele que leva esse compromisso da consciência dos seus condutores para um respeito ao outro. São Cristóvão teve essa influência na vida da sociedade quando ele auxiliava peregrinos pelas estradas no período do século III.
Nesse período, ele auxiliou uma criança na travessia de um rio e a criança foi se tornando um peso muito grande sobre a sua vida, então nós temos esse peso da responsabilidade mediante o trânsito. Portanto, a palavra Cristóvão remete a esta teoria, aquele que leva Jesus, que conduz Jesus em sua vida e todos os motoristas têm essa responsabilidade em seu percurso”, esclareceu o Padre Renato Andreatto, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.