A data oficial que comemora o Dia do Soldado é 25 de agosto, mas as comemorações aconteceram também no decorrer da semana para homenagear os profissionais que se dedicam em servir e proteger a sociedade.
Foi escolhida em 1923 para homenagear Luís Alves de Lima e Silva, o grande militar Duque de Caxias, que é também patrono do Exército Brasileiro. Conhecido ainda como pacificador e estadista.
O amor pela pátria está presente em cada um que se disponibiliza todos os dias, arriscando a própria vida em prol do bem-estar da população.
O Diário do Rio Claro traz destaque de alguns soldados que atuam nesta missão.
Soldado PM Tiago
“Eu cresci admirando o trabalho desses profissionais. Foram e são exemplos, referências para mim. Quando criança, observava e tinha certeza que um dia faria parte da corporação. Batalhei para isso e, em 2008, entrei na Polícia Militar. Por mais de sete anos, trabalhei na Polícia Ambiental, atuei como guarda-vidas do Corpo de Bombeiros na unidade Grupamento de Bombeiro Marítimo da cidade do Guarujá por um ano e meio e, atualmente, trabalho no 37 BPM-I atuando no patrulhamento rural.
Durante esses 10 anos, só aumenta a certeza de que fiz a escolha certa, para servir a sociedade com o nosso juramento. Me sinto orgulhoso de sair de casa, proteger a população, mesmo sem saber se vou voltar para casa, ao final, retornar em paz e ver que a missão foi cumprida. É uma profissão muito honrosa”.
Cabo PM Elcione
“Numa excursão escolar na minha infância, vi a primeira policial feminina e me apaixonei. Muitos anos depois, em 11 de novembro de 1996, foi a minha vez. Com o passar do tempo, a paixão continua, a emoção é a mesma. Simplifica bem uma das estrofes da nossa canção: ‘…A polícia feminina à pátria vai bem servir’. Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa”.
Sargento PM Marcelo Renato da Silva
“Sou nascido em Rio Claro e entrei na Polícia Militar em 21 de janeiro de 1992. Trabalhei em São Paulo, no 3º Batalhão de Policiamento de Choque até 1999. Com atuação também na Companhia de Força Tática do 5º Batalhão Zona Norte da Capital Paulista, no 34º Batalhão de Trânsito Zona Sul da Capital Paulista, no Destacamento de Policiamento Montado de Rio Claro, cursei a Escola Superior de Sargento na Capital Paulista e fui encarregado de equipe de Força Tática no 36º Batalhão Metropolitano, em Embu das Artes.
Em 2014, voltei para Rio Claro e estou na função de Comandante da Equipe Canil na Companhia de Força Tática. Toda trajetória dentro da Polícia Militar tem sido traçada com grande satisfação e para isso buscamos nos aperfeiçoar cada dia em cursos que participamos. A minha história começou com a admiração por um tio, que é policial, e hoje está aposentando como tenente. Ele foi minha inspiração”,
Cabo PM Paula Almeida Alves
“Ingressei na Polícia Militar em março de 2004, foi a realização de um sonho. O que me motivou foi a admiração que sempre tive por esses homens e mulheres de farda, que estão sempre dispostos a proteger a sociedade, ainda que seja com o sacrifício da própria vida. E todos esses anos minha admiração só aumentou, convivo diariamente com profissionais competentes, dedicados e apaixonados pela profissão. Sou muito grata por minha carreira, peço a Deus que continue protegendo a mim e a meus companheiros de farda. Parabéns a todos os Soldados pelo seu dia”.
Subtenente PM Alcântara
“Ingressei na Polícia Militar do Estado de São Paulo há 30 anos, onde venho desempenhando minhas funções junto ao efetivo da Força Tática na cidade de Rio Claro. Ser um soldado sempre foi meu sonho, minha inspiração e minha vocação. Desde criança queria ser um soldado. A inspiração foi a de ver outros policiais ajudando pessoas que, em um momento tempestuoso, achavam que não tinham mais ninguém ao seu lado. E vocação, porque amo o que faço, desde o primeiro momento do meu juramento até agora. Meu objetivo de ajudar e proteger o próximo é minha ideologia de vida. Dessa forma, acredito que reforço meu caráter e construo um legado”.