A disputa de um clássico do Endurance – a 60ª edição das 24h de Daytona, neste sábado e domingo (29/30), abre a temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship e do IMSA Michelin Endurance Cup, com casa cheia e 61 carros distribuídos em cinco categorias – 26 protótipos entre DPi, LMP2 e LMP3 e nada menos que 35 modelos Grã-Turismo com a participação de 13 GTD Pro e 22 GTD.
Esse deslumbrante total de carros desfilou no último domingo no Daytona International Speedway em seu traçado misto de 5,728 km de extensão – com exceção da CORE Autosport, que não disputou a prova classificatória por falha mecânica em seu protótipo LMP3 e automaticamente largará em último na categoria neste sábado – no Motul Pole Award 100, para definir as posições de grid.
E após sair em último no pelotão de sete DPi inscritos por ter apresentado uma asa traseira não aprovada na vistoria técnica pós-treino classificatório, a Wayne Taylor Racing conquistou a primeira pole para o protótipo Acura ARX-05C na prova da Flórida. Com Filipe Albuquerque e Ricky Taylor dando o máximo a bordo do #10, a equipe vencedora em quatro das últimas cinco edições do evento garantiu um lugar na linha de frente do grid.
A equipe do brasileiro Pipo Derani – que terminou em 7º lugar e da MSR w/Curb-Agajanian (o time de Hélio Castroneves), acabou em quarto, à frente dos dois carros da Ganassi, que acabaram penalizados após o primeiro pit stop por excesso de velocidade.
Na nova GTD Pro, os Porsches deram as cartas em grande parte da disputa, mas primeiro um problema de reabastecimento derrubou o #2 da KCMG que dominara no início com Alexandre Imperatori e depois os carros da Weathertech Racing e Pfaff Motorsports sucumbiram ante o Lamborghini Huracán #63 da TR3, vencedor da prova classificatória com os sempre velozes italianos Andrea Caldarelli e Mirko Bortolotti. Felipe Nasr dividiu a pilotagem do #9 com Mathieu Jaminet e eles terminaram em 3º na categoria.
Os demais carros que têm brasileiros inscritos não foram bem classificados: Daniel Serra e Davide Rigon levaram a Ferrari da Risi ao 11º posto da classe, uma posição à frente da nova BMW M4 GT3 conduzida por Sheldon Van der Linde e Connor de Philippi, parceiros de Augusto Farfus.
As atividades de pista com vistas à preparação para as 24h de Daytona recomeçaram nesta quinta-feira, com três treinos livres. Nesta sexta-feira, há um quarto e último treino, de 60 minutos, começando às 13h20 de Brasília.
A largada para a 60ª edição das 24h de Daytona será às 13h40 locais, 15h40 de Brasília neste sábado.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação