Mais um caso de maus tratos a animais registrado em Rio Claro, dessa vez, com todas as características de cime ambiental. 24 aves silvestres, mais precisamente papagaios-verdadeiros, da espécie Amazona aestiva foram apreendidos após serem localizados num carro abordado na SP 310 – Rodovia Washington Luís.
A apreensão foi na noite do último domingo, em Santa Gertrudes e as aves foram trazidas para a sede do 3º Pelotão Ambiental, já em Rio Claro.
Segundo o registro da ocorrência, os papagaios estavam escondidos num pneu de estepe, sem água e sem comida, além de estarem sem qualquer documentação ou identificação.
O motorista do carro foi autuado por maus tratos e transporte ilegal, com multa no valor de R$ 84 mil, devendo, ainda, responder por crimes ambientais com base na legislação federal.
O papagaio-verdadeiro é “quase ameaçado” de extinção no país e em nível global, conforme a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Entretanto, a continuidade das pressões humanas deveria elevar a sua classificação geral de risco.
“Sua população global decresce, pois a situação é diferente e cada vez mais crítica nos diferentes biomas. A espécie deve ser alvo de avaliações constantes pelas autoridades ambientais nacionais e internacionais”, defende Gláucia Seixas, do PPV e doutora em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Foto: Polícia Ambiental de Rio Claro