Neste fim de semana acontece a edição 2024 das 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais importantes do automobilismo mundial e parte integrante da Tríplice Coroa. A largada é às 11 horas (de Brasília).
O YouTube da Band transmite a prova na íntegra, enquanto o Bandsports exibe flashes da corrida no sábado e no domingo.
Kévin Estre colocou a Porsche Penske #6 na pole-position. Na sessão classificatória disputada nesta quinta-feira (13), em La Sarthe, o francês cravou 3min24s634 no estouro do cronômetro e ficou com o melhor tempo da sessão. Estre dividirá o #6 com André Lotterer e Laurens Vanthoor.
O inglês Alex Lynn cravou 3min24s782 com o Cadillac #5 e ficou com o segundo melhor tempo da sessão. Porém, ele larga apenas no sétimo lugar, por conta de uma punição após um acidente causado nas 6 Horas de Spa. Ele terá Álex Palou e Earl Bamber na divisão do carro. Quem divide a primeira fila com a Porsche Penske é o Cadillac #5, que foi conduzido por Sébastien Bourdais na classificação. O francês tem Scott Dixon e Renger van der Zande como companheiros de equipe
Diferentemente das demais etapas do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), teremos três classes presentes no grid, totalizando 62 carros e 186 pilotos.
Na classe principal, a dos Hipercarros, são 23 carros, com quatro entradas vindas da IMSAc ontra 19 do WEC. Nove montadoras vão disputar a vitória da maior prova de endurance do mundo: Porsche, Toyota, Ferrari, Lamborghini, Alpine, Cadillac, BMW, Isotta Fraschini e Peugeot.
Três brasileiros estão presentes no grid dos hipercarros. No #4 da Porsche Penske, Felipe Nasr compõe o trio com Mathieu Jaminet e Nick Tandy. E no #311 da Wheelen Cadillac, Pipo Derani e Felipe Drugovich correm ao lado de Jack Aitken.
Excluída do grid do WEC em 2024, a LMP2 está de volta a Le Mans para esta edição. Dos 16 carros presentes, 14 disputam a temporada completa da European Le Mans Series. Os outros dois vêm da IMSA. Esta é a única classe que não possui brasileiros inscritos.
Para fechar, a LMGT3 tem mais 23 carros inscritos. Além do WEC, há também equipes do grid da IMSA e da ELMS.
Aqui também temos três brasileiros participantes. Vencedor da prova, o tricampeão da Stock Car, Daniel Serra divide o Ferrari 296 GT3 da GR Racing com Riccardo Pera e Michael Wainwright. Outro veterano do mundo do endurance, Augusto Farfus representa a WRT a bordo do BMW M4 GT3, ao lado de Sean Gelael e Darren Leung.
E fazendo sua estreia na prova, o atual campeão da Porsche Cup, Nicolas Costa, corre pela United Autosports McLaren com o 720S GT3 Evo ao lado de James Cottingham e Grégoire Saucy.
Zidane dará a bandeirada para largada – O ex-jogador de futebol francês e campeão da Copa do Mundo de 1998, Zinédine Zidane, será o responsável por dar a bandeirada para a largada da 92ª edição das 24 Horas de Le Mans.
Por E. Cortez / Foto: Diário do Rio Claro