Além de palestras e oficinas para discutir soluções sustentáveis, a 1ª Expo Ambiental Rio Claro terá duas atrações culturais para palestrantes e público. Na próxima sexta-feira (2), às 18 horas, haverá a apresentação do cantor Jorge Soares e, no sábado (3), no mesmo horário, o dueto “No Compasso, Voz e Violão”.
Jorge Soares apresentará um show de MPB, incluindo muita bossa nova, Djavan, Zé Ramalho, samba, Caetano e outros destaques. No dia seguinte, Rodrigo Alcântara (violão) e Daniel Lapola (voz e violão) apresentarão um repertório de estilos variados dos clássicos da música brasileira que vai do pop à MPB.
A exposição é organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e está com inscrições abertas. Não há cobrança de inscrição ou de ingresso. As atividades serão no Centro Cultural Roberto Palmari.
A programação prevê cinco palestras e seis oficinas. “O objetivo é promover a troca de experiências e a disseminação de conhecimento entre profissionais, especialistas, acadêmicos e comunidade em geral”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leandro Geniselli.
As inscrições para a Expo Ambiental podem ser feitas pelo e-mail expoambientalrioclaro@gmail.com ou no link https://forms.gle/1LoPJymXNSFRcGF98.
O evento terá amplo espaço e instalações para empresas e instituições apresentarem soluções ambientais, tecnologias e inovações para resíduos, águas, efluentes, energia, construções sustentáveis, ciência e tecnologia e gestão ambiental.
A Expo Ambiental terá como expositores as empresas Eco Primos, Sulplast, Kata Entulho, RAM, Rio Novo, Tigre, Solução Verde, Sustentare, Korin e Futuro Energia Solar, que estarão apresentando seus produtos e tecnologias. A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, a Geoplan/Unesp e a Ejeamb/Unesp também estarão nas exposições.
Na sexta-feira (2) serão três palestras: às 10h, “Universalização do tratamento de esgoto como ferramenta para aumento da disponibilidade hídrica”, com Paulo Eduardo Soldera (da Gerenciamento Ambiental); às 14h, “Evolução do Saneamento e reflexos positivos na qualidade das águas do Ribeirão Claro”, com Lucia Vidor de Souza Reis (da Cetesb); e, às 16h, “ESG: Um caminho sem voltas”, com Willian Nagib (do Ciesp).
No sábado (3) serão duas palestras: às 14h, “Projeto Geoparque: sua importância ao nosso contexto e no atendimento as ODS”, com Alexandre de Jesus Perinotto (da Unesp) e, às 16h, “Gestão de Resíduos Sólidos na Construção Civil”, com Izabela Bincoletto Sabadin (do Grupo Caprem).
Os temas das seis oficinas serão: Geomarketing, Pluviômetro com mapa de erosão, Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos, Captação de água da chuva, Criação de Abelhas e Cultivo de Orquídeas.
Foto: Divulgação