O Porto FC de Santa Gertrudes é o grande campeão da 1ª. Copa da Liga, promovida pela Liga Municipal de Futebol de Rio Claro. Na final disputada na manhã de domingo (11), no estádio III Distrital do Cidade Nova, a equipe da capital da cerâmica bateu o Unidos EC de Rio Claro, pelo placar de 4×0.
Marcaram para o time do Porto, João Paulo, Filipe Rogério, Marcos Damas e Vitor Silva. Apesar do placar bastante vantajoso, foi um jogo duríssimo, digno de uma final. O Porto encontrou no Unidos, um adversário aguerrido, determinado taticamente e difícil de ser batido. Mas, aos poucos, com bom toque de bola, o Porto foi ocupando espaço no campo de jogo do adversário e construindo o placar que lhe valeu a conquista do título.
Ao final do jogo, muita festa azul e branca no gramado e na arquibancada do estádio III Distrital, que esteve lotada. Marcando presença, a sempre numerosa e vibrante torcida do Porto FC, fundada em 16 de setembro de 2000, que surge como uma das novas forças do futebol amador local e regional.
A vitoriosa campanha do Albiceleste santa-gertrudense tem números impressionantes. Foram 9 jogos e 9 vitórias. A equipe dirigida pelo técnico Sandro Bergantim marcou 46 gols e sofreu apenas 2, fechando a disputa com um saldo positivo de 44 gols.
O elenco do Porto FC é formado pelos seguintes atletas: Anderson Barbosa, Carlos Eduardo, Cristian Pereira, Cristiano Silva, Cristiano Rodrigues, Eder Donizete, Eduardo Matias, Everton Souza, Fábio Augusto, Filipe Rogério, Gabriel Marques, Gerson Fernandes, Guilherme Henrique, Gustavo Henrique, Jadiel Faustino, Jeferson Fernandes, João Paulo, Leonardo Alex, Leonardo Henrique, Marcos Henrique, Marcos Vinicius, Matheus Silva, Matheus Henrique, Paulo Reis, Renan Silva, Renato Oliveira, Samuel Augusto e Vitor Monis.
A comissão técnica tem à frente, o técnico Sandro Eduardo Beltramin de Jesus, que tem como auxiliares, José Aphonso Dornelas Balmont, Samuel Gomes de Miranda e Daniel Zeminian Sarmento, além de Moisés Mariano da Silva, massoterapeuta. Entre os principais artilheiros da equipe estão Filipe Rogério, com 9 gols e Guilherme Henrique com 6.
Torneio foi sucesso, com muitos gols e bom nível técnico
A 1ª. Copa da Liga, que serviu de preparação para o Campeonato Amador 2023, que deve começar em 2 de julho, teve a participação de 12 equipes.
Jogos bem disputados, com várias goleadas marcaram a competição. A tabela de jogos, divulgada antecipadamente pela Liga Municipal de Futebol foi rigorosamente cumprida o que facilitou e muito a vida dos clubes que puderam assim se planejar melhor.
Na primeira fase, as equipes, foram divididas em dois grupos, com 6 equipes cada, com embates entre as equipes do Grupo contra as equipes do Grupo B, em turno único. A partir das quartas de final, os jogos foram eliminatórios.
O torneio, que teve como principais artilheiros Carlos Souza do EC Novo Wenzel e Filipe Rogério, do Porto FC, ambos com 9 gols, agradou atletas, técnicos, dirigentes e torcedores e, ao que tudo indica, veio para ficar.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação