Nesta data lembramos da poluição que é um grande problema ambiental. A mesma foi criada para procurar soluções e conscientizar todas as esferas da população de como enfrentar esses problemas e como barrar a degradação de nosso planeta. Definida como degradação física e química do meio ambiente, a poluição de acordo com a Lei nº 6938 de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente, é considerada a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas, afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
A poluição afeta, portanto, todos os seres vivos, não apenas o ambiente, inclui todas as atividades econômicas e sociais da população humana. Para que a saúde do planeta e das futuras gerações não seja afetada, medidas rápidas devem ser tomadas, evitando aumento das alterações do meio ambiente.
Convivemos com diversos tipos de poluição, ela não está apenas relacionada com o descarte incorreto de lixo e lançamento de poluentes na atmosfera, a poluição produzida pelo excesso de som e que é lembrada apenas como uma perturbação, também deve ser considerada.
Entre os tipos de poluição podemos citar: poluição atmosférica – desencadeada pela alteração da composição do ar causada por indústrias, automóveis e fatores naturais, como atividades vulcânicas. Essa poluição provoca a chuva ácida e o agravamento do efeito estufa; poluição hídrica – compromete a qualidade da água, afetando suas propriedades físicas, químicas e biológicas, causada principalmente pelo despejo de resíduos urbanos em rios e lagos; poluição do solo – causada pelo acúmulo de infiltração de agentes poluentes no solo, contaminação por agrotóxicos e descarte incorreto do lixo; poluição radioativa provocada pela liberação de algum tipo de radiação, causando danos sérios a saúde da população, como surgimento de tumores e mutações e lesões em tecidos e órgãos; poluição sonora causada por vibrações e sons de volume muito alto, é considerada grave, causando mau humor e problemas cardíacos; poluição visual gerada pelo número excessivo de propagandas, outdoors, posters e cartazes, deixando o ambiente carregado e causando incômodo a quem vê.
Muitas vezes nós com nossas atitudes erradas contribuímos com a poluição do planeta, como exemplo, ao utilizarmos muito o carro e ao deixarmos de separar o lixo descartável.
Contribuir para uma diminuição da poluição no planeta é nossa tarefa também, com atitudes simples como: levar o óleo descartado na cozinha para postos de coleta apropriados, não realizar queimadas; não jogar lixo nas ruas; evitar utilizar o carro, optando por caminhadas, bicicletas e transporte público; reutilizar embalagens sempre que possível, evitar o uso de sacolas plásticas; separar o lixo orgânico e reciclável.
Em resumo, só temos esse planeta para morar, cuide dele, preserve os recursos naturais, consuma menos, recicle, reaproveite, seja responsável com a natureza e animais, plante uma árvore e viva essa sensacional experiência de combate à poluição.