Em 1895, na Alemanha, o primeiro ônibus motorizado do mundo conectou a cidade de Siegen com as localidades de Netphen e Deuz, numa distância de aproximadamente 15 quilômetros. No dia 18 de março daquele ano, o ônibus produzido por Carl Benz cobriu essa rota pela primeira vez. Com seu motor a gasolina de 5 hp e cilindro único, concluiu sua viagem em uma hora e 20 minutos. Oito passageiros estavam a bordo e no ponto mais íngreme todos tiveram que sair e empurrar.
Mais tarde, novas rotas foram criadas e, a partir de 1898, veículos feitos por Gottlieb Daimler também já estavam sendo utilizados. No primeiro serviço operado regularmente na Alemanha, cinco veículos de Daimler foram usados. Nos anos seguintes, um grande número de rotas de ônibus entrou em operação na Alemanha e na Europa.
Os Correios desempenhavam um papel-chave em vendas na Alemanha a partir de 1905. Naquele ano, a empresa abriu sua primeira rota nacional usando veículo a motor, um ônibus Daimler com um respeitável propulsor de 28 hp. Como novidade, os passageiros podiam admirar a vista pelas grandes janelas.
A fusão das marcas legendárias em 1926
Em 1925, a evolução das tecnologias de ônibus e caminhões começou a seguir por rotas separadas. Antes disso, as carrocerias de ônibus sempre foram montadas em chassi de caminhão, ou seja, os passageiros tinham que subir um degrau bem alto ao entrar. A solução veio com o “ônibus baixo”, fabricado em Gaggenau pela Benz a partir de 1925, que introduziu assim uma nova era com acesso muito mais confortável ao veículo, que tinha um piso com somente 670 milímetros em relação à superfície da via.
Depois da fusão da Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) com a Benz & Cie, formando a Daimler-Benz AG em 1926, foi criada uma marca que destacava o que havia em comum entre as duas empresas. A coroa de louros veio da Benz e a estrela de três pontas da DMG.
Autobahn e os ônibus de alta velocidade
Na primavera de 1927, a nova empresa lançou seu portfólio comum de ônibus. Em 1928, a Daimler-Benz colocou seu primeiro ônibus de produção em série numa viagem promocional – o N 56 de três eixos. Nos anos 1930, as novas estradas “Autobahn” da Alemanha possibilitaram o prenúncio do ônibus de alta velocidade para rotas de longa distância e para o turismo. O conforto era a chave, com a introdução de bancos cômodos e reclináveis, juntamente com sistemas de aquecimento e ventilação. Um motor diesel de 95 hp equipava o LoP 3100, ônibus rodoviário de médio porte e 22 poltronas que atingia velocidades até 115 km/h. Ainda nos anos 1930, os primeiros ônibus de dois andares chegaram às cidades. Eram construídos sobre o robusto chassi O 10.000 de três eixos da Mercedes-Benz.
Depois da Guerra, os recursos ficaram escassos e as fábricas estavam em ruínas. Até março de 1948, a Daimler-Benz já tinha redesenhado o Mercedes-Benz O 4500, que se caracterizava por seu nariz “bicudo”. A empresa tinha lançado esse ônibus em 1941. De 1943 a 1945, cerca de 300 unidades saíram da linha de produção na fábrica de Gaggenau.
Reinício em 1949 e evolução dos ônibus modernos
Como prImeiro novo design desde a Segunda Guerra Mundial, o compacto ônibus “bicudo” da Mercedes-Benz, modelo O 3250, foi lançado em maio de 1949. Ao final do ano, ele entrou em produção em série como O 3500, já seguido pelo bicudo O 6600 de grande porte em 1950.
Em 1951, a Mercedes-Benz apresentou o modelo O 6600 H: o futuro havia chegado sob a forma de motor traseiro. Com esse passo, o ônibus já tinha então seu próprio chassi, diferente dos caminhões.
Campeões de venda em suas épocas
O passo decisivo seguinte veio em 1954, quando o Mercedes-Benz O 321 H apresentou uma grade peculiar no estilo do lendário automóvel esportivo 300 SL. Este ônibus foi o mais popular de seus dias, com mais de 30.000 unidades vendidas. Ele era produzido na fábrica de Mannheim, que pouco antes tinha assumido a responsabilidade de ser a única fábrica de ônibus do Grupo.
Em 1956, o modelo O 319 entrou em produção em série usando como base a van L 319, para tornar-se o precursor dos micro-ônibus de hoje. O motor de 4 cilindros era instalado na parte dianteira, economizando espaço interno. O veículo oferecia entre 10 e 18 assentos e esteve disponível como ônibus de serviço regular e como ônibus rodoviário com janelas que iam até a borda do teto.
Em meados dos anos 1960, chegou ao mercado o ônibus de turismo Mercedes-Benz O 302, com grande variedade de versões de comprimento e de especificações técnicas. Ele estabeleceu novos recordes, com mais de 32.000 unidades produzidas. Esse ônibus foi um verdadeiro multifuncional, atendendo também o transporte urbano e interurbano.
Em 1967, a Daimler-Benz lançou o ônibus urbano O 305 e o rodoviário O 307. A chegada do articulado O 305, em 1977, trouxe um avanço técnico: o motor na traseira e o terceiro eixo, uma revolução técnica e o conceito para os articulados até hoje. A família O 305 atingiu o respeitável número de vendas de 24.000 unidades até 1987.
Em 1974, o Salão de Paris foi o palco para o lançamento do ônibus de turismo Mercedes-Benz O 303, que seguiu em estilo seu predecessor, O 302, mas com um design mais moderno.
O passo seguinte rumo ao ônibus rodoviário de luxo foi dado a partir de 1979, com o O 303 high-deck para longos percursos. A modernização em andamento garantia a esse modelo Mercedes-Benz itens como freios ABS, controle de tração ASR, sistema eletropneumático de mudança de marchas com joystick e transmissão automatizada. Cerca de 38.000 unidades do O 303 foram produzidas até 1992.
Em 1984, foi lançado o ônibus urbano O 405, que se caracterizava pelo piso baixo, a fim de permitir acesso mais confortável aos passageiros. Em 1989, o modelo O 405 N surgia com piso baixo estendendo-se até o eixo traseiro, iniciando uma nova era no design de ônibus urbanos.
Anos 1990: alta tecnologia e uma nova empresa
O Mercedes-Benz O 404, lançado em 1991, veio suceder o ônibus O 303. Juntamente com um avançado sistema de aquecimento e ventilação, trouxe itens como suspensão independente no eixo dianteiro e freios a disco em todas as rodas.
O portfólio de ônibus rodoviários foi coroado em 1992 com o O 340, precursor da família Tourismo de hoje, que foi disponibilizado como ônibus high-deck com comprimento de 12 metros. Dois anos depois, foi lançado o O 350 Tourismo, também high-deck, com design de linhas dinâmicas e que logo atingiu o topo de vendas.
Em fevereiro de 1995, quase 100 anos depois de Carl Benz ter inventado o ônibus motorizado, o Grupo fundiu sua linha de produtos com a Divisão de Ônibus Setra da empresa alemã Kässbohrer, formando a subsidiária EvoBus GmbH. As marcas Mercedes-Benz e Setra continuam a ser comercializadas individualmente até hoje.
Em 1997, um Mercedes-Benz O 405 apresentando o primeiro sistema de célula de combustível do mundo para um ônibus de serviço regular foi denominado NEBUS (New Electric Bus). As pilhas disponibilizavam até 250 kW e convertiam hidrogênio em energia elétrica para mover o ônibus urbano. O NEBUS não emitia quaisquer poluentes: do tubo de escapamento só saía vapor de água.
A Conferência e Exposição 1997 da UITP (Associação Internacional do Transporte Público), em Stuttgart, na Alemanha, viu a estreia mundial da nova geração do Mercedes-Benz Citaro de piso baixo, que revolucionou o mundo dos ônibus urbanos.
Lançado em 1999, o novo ônibus de turismo Mercedes-Benz Travego high-deck era impressionantemente espaçoso e apresentava um banco do motorista novo, com um joystick fácil de usar substituindo a alavanca de câmbio tradicional. Os freios a disco em todas as rodas e o sistema eletrônico de freios (EBS) aumentaram os níveis de segurança. Um ano depois de sua introdução, a Mercedes-Benz deu a seu líder de inovações em segurança sistemas como o Piloto Automático Adaptativo (Adaptive Cruise Control), Assistente de Faixa (Lane Assist) e o limitador contínuo de freios (DBL), bem como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).
O novo milênio – o máximo em economia, sistemas de assistência revolucionários e tecnologia fascinante
Com seu design de quatro eixos, o ônibus articulado de quatro portas e motor Euro 4, o CapaCity de 19,54 metros abriu, em 2005, um novo capítulo na história dos ônibus urbanos de alta capacidade de passageiros. Esse veículo era excelente para condução no trânsito, oferecendo tanta facilidade quanto a de um ônibus articulado tradicional com comprimento de 18 metros.
Em 2006, o ônibus rodoviário Travego Safety causou sensação: com base na segunda geração desse ônibus high-deck, lançado no ano anterior, ele reuniu todas as tecnologias de segurança disponíveis na época. E nos anos seguintes, o Travego continuou sublinhando a posição de líder tecnológico. Alguns exemplos entre muitos: em 2008, o Travego estreou o “Active Brake Assist”, primeiro sistema de frenagem automático do mundo para ônibus. Ele passou por mais desenvolvimento nos anos que se seguiram. Em 2012, o Travego Edição 1 foi o primeiro ônibus de turismo a atender à rigorosa norma de emissões Euro 6. Em 2014, o Travego recebeu o sistema de piloto automático com controle preditivo do trem de força.
O totalmente renovado Tourismo foi lançado em 2006 como sucessor do ônibus de turismo high-deck de maior sucesso na Europa naqueles anos.
O ano de 2006 também viu decolar a produção dos miniônibus Mercedes-Benz. Agora ocupando a fábrica de Dortmund, a Minibus GmbH utilizou uma versão da Linha Sprinter como oportunidade para lançar um portfólio totalmente novo. Com a Sprinter Transfer multifuncional, a Sprinter Travel de turismo, o ônibus urbano Sprinter City e a Sprinter Mobility para passageiros com mobilidade reduzida, esses miniônibus estabeleceram novos padrões para suas categorias.
O novo Citaro teve sua estreia nos palcos mundiais em 2011
O novo Citaro estreou no palco mundial em 2011. Além de seu design atraente, a visão lateral ficou especialmente chamativa. Esse ônibus urbano apresentou pela primeira vez o programa eletrônico de estabilidade ESP®, bem como o sistema de segurança passiva “Front Collision Guard”. Um grande número de medidas serviu para reduzir o consumo de combustível e, portanto, também de emissões. Apenas um ano depois, ele se tornou o primeiro ônibus urbano de produção em série a atender à norma Euro 6. Posteriormente, a Mercedes-Benz também acrescentou o ônibus de alta capacidade CapaCity ao portfólio, bem como o ainda mais espetacular CapaCity L de 21 metros para sistemas BRT.
A Mercedes-Benz consolidou seu papel de liderança em todas as áreas da tecnologia. Em 2016, o Mercedes-Benz Future Bus com CityPilot se tornou o primeiro ônibus urbano do mundo a realizar viagens autônomas em situações reais de trânsito. O ônibus, com um design espetacular, se baseou no Citaro. O único papel do motorista era monitorar o sistema.
O máximo em economia, segurança, praticidade e conforto eram as peculiaridades do novo Tourismo high-deck da Mercedes-Benz de 2017, com vendas de cerca de 26.000 unidades. Ele se tornou a nova estrela desse segmento de negócios. Com aerodinâmica superlativa e a mais recente geração de motores com pacote de eficiência, a Mercedes-Benz mais uma vez reduziu o consumo e as emissões. O conceito high-deck manteve seu apelo: em 2019, a Mercedes-Benz forneceu seu 30.000º Tourismo depois de 25 anos de produção.
Segurança e Mercedes-Benz estão intrinsecamente ligadas como ficou demonstrado pela estreia mundial de três novos sistemas de assistência em 2018. O Active Brake Assist 4 não só aciona uma frenagem de emergência para evitar colisão com veículos à frente e obstáculos parados – pela primeira vez, ele também avisa o motorista do risco de colisão com pedestres e ativa uma frenagem parcial.
Virar para os lados nos cruzamentos é uma das manobras mais arriscadas para os motoristas no trânsito urbano. Por isso, a partir de 2018, a Mercedes-Benz passou a oferecer o sistema de proteção lateral, o “Sideguard Assist” com reconhecimento de pedestres. Ele avisa se pedestres ou obstáculos estáticos forem detectados, ajudando a evitar acidentes. A MercedesBenz fornece esse recurso em todas as versões de seus ônibus urbanos Citaro até mesmo para os ônibus de alta capacidade CapaCity e para o Tourismo.
Com o Assistente Preventivo de Frenagem, a Mercedes-Benz também introduziu o primeiro sistema de assistência ativo de frenagem para ônibus urbanos de serviço regular em 2018. Ele avisa o motorista de uma possível colisão com pedestres, bem como com objetos estacionários ou móveis. E no caso de grave risco de colisão, dá início a uma aplicação parcial dos freios.
Em 2018, ocorreu também o lançamento de uma geração completamente nova de micro-ônibus, baseada na Sprinter da Mercedes-Benz. Novamente, o portfólio foi dividido entre os modelos Sprinter City, Sprinter Transfer, Sprinter Mobility e Sprinter Travel.
Na Europa continental, o foco de 2018 era, acima de tudo, o eCitaro da Mercedes-Benz totalmente elétrico, livre de emissões. O eCitaro faz parte da grande família Citaro, que é um sucesso global: em 2019, a Mercedes-Benz forneceu seu 55.555º ônibus dessa linha.
O eCitaro provocou uma ofensiva em inovações no mundo da eletromobilidade. Para 2020, há planos de passar à próxima geração de baterias com maior capacidade e maior autonomia, que constitui a base do novo ônibus articulado eCitaro D. Como alternativa, o eCitaro G também estará disponível com baterias em estado sólido – um avanço pioneiro não só na fabricação de ônibus, mas no campo de engenharia automotiva como um todo.
Mercedes-Benz é o padrão para ônibus
Desde o início, com a invenção do ônibus motorizado por Carl Benz em 1895, a marca Mercedes-Benz assumiu a liderança no mundo todo em termos de tecnologia e vendas, estabelecendo benchmarks na fabricação de ônibus.
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