Um total de 20 profissionais, sendo 19 da Polícia Militar e um da FAB (Força Aérea Brasileira) acaba de ser formado no Curso de Tripulante Operacional CTO-I/23 realizado na Base de Aviação de Piracicaba, informou o 10º BAEP (Batalhão de Ações Especiais). O curso prepara esses agentes para atuar em missões aéreas voltadas à segurança e defesa civil.
A formatura aconteceu dia 5 deste mês e segundo o BAEP, representa não apenas a conclusão de um treinamento rigoroso, mas também o compromisso desses novos tripulantes operacionais em contribuir para a segurança da população. O curso, na avaliação da corporação, consolidou a habilidade desses operadores em comandar a aviação da Polícia Militar.
Durante os intensos meses de treinamento, os participantes foram submetidos a uma série de desafios, incluindo policiamento aéreo, treinamento de tiro real embarcado na aeronave, desembarque tático, técnicas de salvamento com utilização da aeronave, como Rapel, Puça, Cesto, Mcguire e exfiltração. Tais habilidades são essenciais para enfrentar as mais diversas situações que a aviação policial pode enfrentar no exercício de suas funções.
A Base de Aviação da Polícia Militar de Piracicaba, sob o comando do Major PM Fabrício Padovani Rasera, desempenha um papel fundamental nos 52 municípios da área do Comando de Policiamento do Interior Nove e do 10° BAEP, sob a liderança do Coronel PM Rodrigo Eval Arena.
O Tenente Coronel PM Golini, comandante do 10° BAEP, enfatiza a importância desta conquista, afirmando que “a formatura deste novo tripulante operacional representa a integração terra-ar que envolve a segurança pública. O 10° BAEP será muito bem representado no comando da aviação com um de seus operadores atuando e transmitindo a visão operacional terrestre que adquiriu no 10° BAEP.” Este feito reflete não apenas a capacidade operacional do 10° BAEP, mas também o compromisso contínuo com a excelência na segurança pública. As informações são do 10º BAEP.
Foto: Divulgação/BAEP