O 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) que atende a região do Comando de Policiamento do Interior 9 (CPI-9) comemora os resultados positivos conquistados nos cinco primeiros meses de atuação. O balanço dos trabalhos foram divulgados e demonstram a importância das equipes que atendem 52 cidades, incluindo Rio Claro, reforçando a segurança para a população desses municípios que chega a três milhões e 200 mil habitantes.
De acordo com os dados, o 10º BAEP, de janeiro a maio de 2020 efetuou 6.700 buscas pessoais, fez 206 prisões, sendo que 135 pessoas foram presas em flagrante e 71 procurados pela justiça foram capturados. O 10º BAEP também tirou das ruas 35 armas de fogo ilegais e mais de 94 quilos de drogas, abordou 1.200 veículos sob fundada suspeita.
Em que pese os bons números para o Batalhão “recém-nascido” e com diversos desafios a frente, a maior produtividade do BAEP, alvo de orgulho por parte dos operacionais e do Comando da unidade são os mais de 500 apoios prestados às outras unidades que compõe o CPI. “Sem dúvidas o BAEP preza sobremaneira pelo apoio irrestrito durante as 24 horas do dia às outras unidades policiais estando sempre pronto pra atuar com força total. Estão entre os crimes mais atendidos pelo BAEP, no dia-a-dia, os que envolvem violência como homicídios, latrocínios, roubos diversos, roubos de veículos, roubos a bancos e também furtos a banco, apreensão de armamentos, tráfico drogas, captura de procurados e combate ao crime organizado”, informou o setor de comunicação social do Baep10.
Dentro do CPI-9 temos seis “batalhões de polícia militar do interior” (BPMI), sendo eles o 10º BPMI (Piracicaba), o 19º BPMI (Americana), o 24º BPMI (São João da Boa vista), o 36º BPMI (Limeira), o 37º BPMI (Rio Claro) e o 48º BPMI (Sumaré) e agora o 10° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) que apoia a todos eles.
A atuação do BAEP está prevista na DIRETRIZ Nº PM3-010/02/14 e inclui ações de reintegração de posse de grande envergadura, apoio às medidas de segurança por ocasião de visitas de chefes de Estado, acompanhamento de manifestações públicas de grande envergadura, operação de patrulhamento inteligente (OPI), operações de presença, do tipo saturação (eventos), operações especiais ou de grande envergadura realizadas conjuntamente ou em apoio às autoridades do Poder Judiciário ou Ministério Público (GAECO etc), escolta armada de alta periculosidade, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, cumprimento de mandados de busca e apreensão, ações de controle de distúrbios civis, ações antiterrorismo, ações de policiamento com cães, patrulhamento tático, movimentação de presos e adolescentes infratores e apoio aos batalhões do CPI9.
O 10° Baep foi inaugurado em Piracicaba em 19 de agosto de 2019.
Foto: Divulgação