No dia 05 de junho comemoramos essa data tão importante – Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução XVII de 15 de dezembro de 1972, na Suécia, dando abertura a Conferência de Estocolmo, onde o ambiente humano foi o tema central.
Neste ano de 2022, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente será “Uma só Terra” onde a vida sustentável é focada em harmonia com a natureza, este ano a data marcará os 50 anos desde a primeira Conferência das Nações Unidas para o meio ambiente em Estocolmo e o governo da Suécia será o anfitrião, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O tema “ Uma só Terra” busca promover transformações a partir de políticas públicas e das nossas escolhas, para um estilo de vida mais verde e menos poluente, pois nosso Planeta Terra deve ser preservado pela humanidade, lembrando sempre que ele tem recursos finitos e é nossa única casa.
Nessa data onde o mundo está superando o pior da pandemia da Covid 19, o tema vai conscientizar o enfrentamento a tripla crise planetária de mudanças climáticas, perda da natureza e poluição. As pessoas serão colocadas no centro do trabalho ambiental, onde os esforços globais devem ter um objetivo fundamental que é proteger nosso meio ambiente e reconstruir um mundo mais sustentável.
Como principal meio das Nações Unidas para sensibilizar toda a humanidade, em que grandes corporações, organizações não governamentais, governos e celebridades de todo o mundo juntam suas forças para promover ações em prol do meio ambiente, sendo essa data 05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente, o principal meio para que tudo aconteça de forma concreta.
A partir dessa data em 1972, iniciou-se uma mudança na maneira de tratar as questões ambientais, estabelecendo princípios para orientar a política ambiental em todo o Planeta. Trata-se de grande conquista, apesar de afirmarmos que a partir daí nem todos os problemas foram resolvidos, ainda há muita coisa a fazer.
Os problemas ambientais vêm tendo um acentuado crescimento e alguns pontos fundamentais devem ser reavaliados pelos governantes e população. Sem ações concretas para frear o consumo exagerado dos recursos naturais e a perda constante da biodiversidade, nossa sobrevivência pode ser comprometida.
Destacamos entre os principais problemas que prejudicam o meio ambiente atualmente o descarte inadequado de resíduos sólidos, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdícios de água e esgotamento do solo, problemas que poderiam e podem ser evitados com a conscientização de todos em relação à preservação de nosso meio ambiente.
Acredite, uma pessoa pode fazer a diferença para mudar esse cenário, a mudança não acontece apenas em escala mundial, é fundamental que cada um faça sua parte; não basta apenas plantar uma árvore, separar o lixo nesse dia, as campanhas devem ter grande impacto e mostrar que nossos hábitos de vida diários é que irão fazer a grande diferença para mudar esse cenário.
Portanto faz-se necessário, dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma reflexão sobre os desafios da humanidade às questões ecológicas, principalmente a respeito da preservação dos recursos naturais, que são limitados. O nosso papel de cidadãos é assumir uma postura firme, com hábitos e costumes, a partir da simplicidade, educação e atitude, contribuindo com o futuro sustentável do planeta e suas formas de vida.
Foto: Divulgação