Sobre Liderança, ainda que se diga, há muito que dizer.
O tema não se esgota e cada vez, com maior importância, liderar é fundamental para as organizações que querem se engajar com o mundo contemporâneo.
Vários são os tipos e perfis de líderes que encontramos nas empresas. Seja nas grandes corporações, seja nas médias ou pequenas, seja nas empresas familiares ou ainda naquelas chamadas de “fundo de quintal”; não importa, lá existe alguém, no topo da cadeia hierárquica, que diz o que deve ser feito e para onde se deve caminhar.
O supervisor ou a supervisora, o coordenador ou a coordenadora, o gerente ou a gerente, não importa, lá está aquele ou aquela que tem sobre seus ombros a difícil e complexa tarefa de comandar, de motivar e de reter as pessoas – se tudo isso fosse realmente possível à luz do mundo que vivemos.
Mas vamos falar sobre um “tipo” muito particular de líder o Chief Executive Officer. CEO – segundo o Dicionário Online de Português (www.dicio.com.br): “substantivo masculino e feminino. Pessoa que ocupa o mais elevado cargo de direção dentro de uma empresa.” […]
Ao longo de minha trajetória como consultor empresarial, tenho convivido com CEOs de várias organizações e de diversos segmentos. Essa convivência me faz refletir, a todo o momento, sobre a necessidade do entendimento por parte desses líderes acerca de suas funções e seus impactos no resultado das organizações.
Sobre a função em si, é importante entender que ela é influenciada pelo tipo de empresa, o estágio em que ela se encontra, segmento de atuação, entre outras. Isto não significa, porém, que não haja um certo consenso sobre as principais atividades e responsabilidades indelegáveis que formam o perfil de um CEO.
A primeira regra, ou talvez um mantra dessa função é que o CEO não deve se deitar sobre os resultados conquistados, ao contrário, deve se debruçar sobre aquilo que ainda tem a conquistar.
É sabido também, que ao olharmos para a figura do CEO, normalmente o que enxergamos é alguém de muita influência, poder e prestígio. Porém, é importante compreender que este profissional recebe uma constante pressão – tanto interna quanto externa, e uma carga elevada de responsabilidades por suas decisões.
Neste sentido, um dos cuidados que o CEO deve ter é o de blindar-se contra as armadilhas de uma atuação pautada pela emoção. Livrar-se da pressão causada pelo próprio “achismo” e pelo “euquerismo” muitas vezes manifestadas pelos executivos que estão à sua volta.
A questão da emoção acima da razão, muitas vezes, faz com que este profissional se afaste de sua verdadeira posição e passe a atuar como mais um Executivo, chegando muitas vezes a agir de forma a competir com seus próprios executivos de linha.
Há também o perigo de se tornar o CEO amigável, como relata o artigo “CEO: ser um bom líder é muito mais do que ser amigável” publicado no site Setor Saúde da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul – FEHOSUL.
Entre tantos estudos e pesquisas realizadas sobre as principais características de atuação, que formam o perfil de um CEO como efetivo Líder, e que lhe permitam maior domínio de suas atividades e melhores resultados, considero que pelo menos 5 delas são fundamentais:
1- Desenvolver uma visão holística, de longo prazo e com relevância efetiva para o planejamento.
2- Agir, com foco de suas ações para o acompanhamento permanente sobre a dinâmica do mercado, da concorrência e sobre a carteira de clientes.
3- Liderar a sua equipe de maneira profissional, com o objetivo de desenvolver e formar novos líderes.
4- Estabelecer suas decisões com base em resultados mensuráveis.
5- Comunicar com assertividade, de forma clara, direta e transparente.
O CEO, é o profissional que está numa posição onde suas decisões são capazes de mudar não só o pensamento, mas sobretudo a maneira de agir das pessoas, mesmo se elas estiverem distantes dele.
Veja o caso de Elon Musk, por exemplo, o CEO que comprova que Liderança e contemporaneidade é a mais importante forma de agir de quem quer promover mudanças realmente impactantes no mundo dos negócios. Até…
O autor é conferencista, palestrante e Consultor empresarial. Autor do livro Labor e Divagações. Envie suas sugestões de temas para o prof. Moacir. Para contatos e esclarecimentos: moa@prof-moacir.com.br / Viste: www.prof-moacir.com.br