O momento vivenciado no mundo com a pandemia de Conavid-19 tem alterado a dinâmica de trabalho e relacionamento entre as pessoas. O home office garante a segurança dos trabalhadores, ao mesmo tempo que mantém a continuidade dos serviços. Mas é importante atenção com relação aos alertas a fim de adotar práticas eficientes de consumo de energia. Por isso, a Elektro preparou um conteúdo especial com as principais questões sobre o assunto e reuniu dicas de como gerir a sua equipe à distância.
Quais medidas deve-se tomar com o celular e computador?
Monitore o tempo de carregamento da bateria de celulares e computadores e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Desligue o monitor do computador durante as pausas no trabalho. A tela ligada é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Não deixe a TV e computadores ligados ao mesmo tempo sem que ambos estejam em uso.
Quais medidas deve-se tomar em relação aos outros itens da casa?
É possível implementar medidas acessíveis no dia a dia como: apagar as lâmpadas que não estiver utilizando e abrir a janela para aproveitar ao máximo a luz natural; desligar os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiver usando; ligar o ar-condicionado e manter as janelas e portas fechadas; desligar o aparelho do ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado; não deixar a TV ligada sem necessidade e não abrir a porta da geladeira a todo momento. Não se esqueça: o uso consciente da energia é uma responsabilidade de todos.
Quais as principais bases para um trabalho remoto bem-sucedido?
A Elektro recomenda o modelo dos 3 C’s – Clareza, Comunicação e Conexão. A partir dele, devem ser estabelecidos alguns critérios, tais como prioridades, metas e expectativas alinhadas entre as equipes. Além disso, é importante o compartilhamento de responsabilidade de contato entre todos, estabelecendo uma base de relacionamento de acordo com estilo, habilidades e preferências de trabalho de cada um.
O contato será feito exclusivamente por e-mail?
Conforme a concessionária, não. O ideal é que a relação entre líderes e colegas de trabalhos vá além do e-mail e adote métodos como telefone, mensagens instantâneas, mensagens de texto individuais ou em grupos. O uso de ferramentas como Teams ou Skype para realização de videoconferência e manutenção de contato visual também é importante, pois a visualização de expressão das pessoas contribui na comunicação.
Preciso ficar online o tempo todo?
Assim como você cumpre um horário regular no ambiente de trabalho, o home office estabelece que o funcionário siga a mesma carga horária quando estiver de casa. O importante aqui é determinar um tempo adequado de resposta para evitar confusão e transtornos causados pelo chamado ‘silêncio virtual’.
Como manter a produtividade e o engajamento?
A programação de reuniões por videoconferência com regularidade contribui para o alinhamento entre todos os membros da equipe sobre o progresso das demandas, assim como evita a sensação de isolamento e desconexão que alguns funcionários podem sentir no início. Esse momento também é útil para engajar conversas que vão além da rotina de trabalho, seja no começo ou ao final da reunião.
Existem formas de otimizar as reuniões online?
Sim, certifique-se que todos escutem claramente o que é discutido em reuniões por telefone ou videoconferência e reduza os ruídos do ambiente. Além disso, verifique regularmente se os participantes têm algo a acrescentar ou perguntar. Essas trocas podem ser facilitadas com o estabelecimento de uma pauta, horário e um cronograma consistente.
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