Após reestruturar a parte financeira para retomar a tarifa social, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai realizar o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social em que 220 novos beneficiários terão desconto de 80% na conta de água e esgoto.
As diretrizes foram definidas em reunião realizada na tarde de quarta-feira (22), no gabinete do prefeito João Teixeira Junior, com o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.
“É uma realização que vai atender as pessoas que mais precisam, principalmente nesse momento de pandemia em que a água é essencial e indispensável para a higienização como forma de evitar a infecção pelo coronavírus”, comenta o prefeito Juninho.
A ação terá apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, que vai realizar a triagem dos interessados, embasada nos critérios exigidos pela Lei Municipal nº 3.351/2003, do dia 3 ao dia 31 de agosto, nos seis centros de referência de assistência social (Cras), das 8 às 17 horas. O atendimento será feito somente mediante agendamento telefônico. Esse padrão remoto de contato foi adotado temporariamente para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus.
“Fizemos uma força-tarefa financeira para viabilizarmos este benefício que ajudará muitas famílias que precisam desse auxílio”, acrescenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti, destacando que a iniciativa segue as determinações do prefeito Juninho.
Os Cras estão localizados: no Mãe Preta (Avenida 1, 159. Telefone: 3524-9954); no Jd. Brasília (Avenida 30, 290, atrás da escola CAIC. Telefone: 3533-3752); no Jd. Independência (Rua M7, 490. Telefones: 3535-4558 e 3532-6991); no Jd. Wenzel (Rua 14, 2763. Telefone: 3523-5112); no Bom Retiro (Rua 5, 1201. Telefone: 3531-3243) e no Terra Nova (Rua Marco Antonio Padula, 1043. Telefone: 3533-3556).
“Os Cras atendem por regiões, ou seja, bairros próximos. Então é necessário que a pessoa vá até o Cras mais próximo de sua residência para ser melhor atendido”, recomenda Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.
Para ingressar ao programa social da autarquia, o consumidor deve residir em imóvel unifamiliar (apenas uma família) com até 70m² de área construída; ter renda máxima de até meio salário mínimo; consumo médio de até 100 litros/dia de água por pessoa; filhos com idade escolar para cursar o Ensino Fundamental devidamente matriculados e frequentando a escola e apresentar carteira de vacinação atualizadas de todos os membros da família que residem no imóvel.
Ainda de acordo com a lei municipal, quando o consumo for superior a 100 litros/dia por pessoa, o excedente será cobrado normalmente pelo Daae.
Para a triagem, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos originais e cópias: carnê do IPTU do ano vigente; Carteira de Trabalho; documento de matrícula escolar do(s) filho(s) e carteira de vacinação de todos os membros da família.
O benefício terá duração de 12 meses e a renovação deverá ser solicitada no Daae ao final desse período. Para consultas dos bairros atendidos pelos Cras podem ser feitas pelo telefone da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, 3522-1930, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas ou pelo site da prefeitura, no endereço: www.rioclaro.sp.gov.br/servicos/cras.
O Daae vai disponibilizar uma linha exclusivamente voltada para eventuais dúvidas relacionadas ao benefício, que devem ser tiradas pelo telefone 98387-1592, que atende somente ligações, de segunda à sexta, em horário comercial.
Também participaram da reunião com o prefeito e o superintendente do Daae, o diretor de Relações com o Usuário, Fábio Sciamana e Milena Almeida, do setor de tributação da autarquia.
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